Carreira em T: a expansão do conhecimento multidisciplinar

Carreira

Carreira em T: a expansão do conhecimento multidisciplinar

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em julho 7, 2020
6 min de leitura

Em um mercado cada vez mais competitivo é normal que alguns profissionais encontrem dificuldade na escolha do rumo a seguir. Há os que tem em mente o projeto bem definido e querem, por exemplo, ocupar um cargo de gestão. Outros vão descobrindo aos poucos quais são as áreas de maior interesse e demonstram mais habilidade nessa ou àquela função.

O mundo corporativo passou a identificar esses profissionais baseado nos perfis de atuação e no modelo de trabalho de cada um. Há por tanto profissionais que seguem carreira em T, Y ou I. O que vai definir onde cada profissional se encaixa é a sua profundidade em um ou mais assuntos, ou seja, um profissional especialista ou generalista.

No conteúdo de hoje nós vamos focar na carreira em T e você jájá vai ficar sabendo o motivo. Portanto continue a leitura e descubra por que o profissional em T é tão desejado no mercado.

O que significa carreira em T?

O termo tem sua origem na língua inglesa e ficou conhecido como t-shaped professional, representando o conceito de profissionais com conjuntos de habilidades que podem se estender tanto de forma especialista como generalista.

Mas por que T? Ao analisar a letra, podemos observar que há dois “troncos”, um vertical e um horizontal. Cada um desses elementos representa uma habilidade profissional conquistada por esse perfil de colaborador. O lado vertical do T (a perna dele) simboliza a sua especialidade, ou seja, aquilo que você conhece muito e tem domínio total. Já a parte horizontal reflete as suas demais experiências e conhecimentos, aos quais você tem algum conhecimento e certa propriedade, mas são habilidades mais generalistas.

Para que você consiga visualizar melhor, vamos usar o exemplo abaixo, da organização Growth Tribe. No modelo de carreira em T, eles sinalizaram as competências de um profissional de marketing.

exemplo carreira em t

No exemplo acima, é importante observar que cada cor representa diferentes habilidades, olha só:

Vermelho: representa a necessidade do conhecimento intuitivo de algumas habilidades

Amarelo: as experiências e conhecimentos das habilidades são mais profundas

Verde: os conhecimentos específicos que tornam o profissional um especialista em marketing. Esse exemplo, especificamente, vai além e divide as especialidades em dois lados. Do esquerdo as qualidades e conhecimentos necessários profundos, experiência, senso crítico e atual sobre todos os canais representados. Do lado direito o desenvolvimento de práticas e competências que podem transformar o visitante em cliente.

Deu pra compreender? Indivíduos com carreira em T têm amplitude em como colaborar e inovar em várias disciplinas e profundidade em áreas específicas de especialização.

Quais as vantagens do profissional que segue uma carreira em T?

Maior possibilidade de cooperação

Não são apenas os profissionais que estão se adaptando a novos formatos de trabalho. As organizações também enfrentam mudanças na rotina e na gestão, assim como startups, por exemplo, buscam cada vez mais a flexibilização do modelo de atuação, que por consequência exige profissionais aptos.

Nesse cenário, se você apenas possui as qualidades de especialista ou então somente as características de um profissional generalista, pode enfrentar dificuldade na hora de contribuir com uma equipe multidisciplinar.

Por isso, a partir do momento em que você consegue se adaptar a um modelo de carreira em T, você pode agregar muito mais valor ao ambiente profissional. A sua atuação poderá seguir um caminho com muito mais propriedade e suas colaborações podem se estender por diversas áreas do conhecimento.

Diferentes oportunidades na carreira

Em outra publicação aqui no blog da slash, nós falamos sobre como o mercado enxerga as habilidades técnicas e comportamentais em um candidato. Na ocasião usei de um exemplo que também serve para o nosso conteúdo sobre carreira em T.

Imagine que você está disputando uma vaga em uma grande organização e você possui apenas um concorrente na fase final. Ao analisar o currículo, o recrutador observará que você possui uma grande experiência em determinado segmento, se mostrando como um perfil bastante especialista para a posição. Entretanto, o outro candidato, além de especialista também possui bastante propriedade em áreas correlatas. As chances do segundo candidato ficar com a vaga são bem maiores, certo?

Além de abrir portas, como no exemplo acima, a carreira em T também permite que você possa assumir diferentes desafios, mesmo dentro da organização onde você atua. Os profissionais em T são os mais requisitados para abraçar novas e maiores responsabilidades.

Facilidade de adaptação

Profissionais em carreira T possuem competência e habilidades necessárias para lidar com diferentes tipos de problema, apresentando soluções práticas e criativas. A experiência que alia especialidade com generalidade é responsável pelo foco na entrega de resultados, independente do ambiente ou do desafio.

Por isso, o profissional em T consegue receber diferentes informações, de diferentes setores e diferentes colegas ou gestores. Essa abundância de informações é captada e absorvida de uma forma muito particular, que transforma o conteúdo em ferramentais úteis à sua adaptação.

Além disso, os profissionais em T demonstram uma grande facilidade de adequação aos diferentes modelos de trabalho. Do tradicional ao inovador, o indivíduo tem a capacidade de permear com maestria por padrões que vão do convencional, respeitando hierarquia, por exemplo, ao formato de autogestão.

Consegue também fazer parte de diferentes processos de trabalho, como a metodologia ágil que está cada vez mais presente nas organizações e startups.

Como construir uma carreira em T?

Comece pela autoavaliação

O primeiro passo para a construção da sua carreira em T está no autoconhecimento e a avaliação de si mesmo, para identificar seus pontos fortes e fracos. São esses parâmetros iniciais que poderão guiar suas escolhas futuras.

Se você deseja atuar na gestão de uma grande corporação que tem como principal pilar o aspecto analítico para os clientes, mas você não possui muita prática e não possui gosto com números, por exemplo, você pode optar por um novo desafio e deixar sua ideia de lado ou então se dedicar para conseguir se tornar um especialista em analytics 😊

Especialista em que?

Mesmo que você tenha afinidade com diversas áreas, é importante que você se dedique em ao menos uma área específica para tornar-se um verdadeiro especialista e ter o completo domínio do assunto. Se você atua com desenvolvimento, por exemplo, poderá se especializar em uma linguagem de programação e, depois disso, continuar o seu aprendizado em outras vertentes ou outras linguagens, o que vai agregar a parte generalista ao seu currículo.

Acolha o lifelong learning para a vida

Em livre tradução, lifelong learning significa aprendizado ao longo da vida. Isso representa uma forma de pensar e agir que busca sempre o aperfeiçoamento profissional e tem como base a educação continuada. Não à toa, a ONU possui uma instituição exclusiva para assuntos relacionados ao lifelong learning e tem como objetivos apoiar a educação continuada de adultos e da educação básica.

O LLL é importante para que possamos atualizar o nosso conjunto de habilidades e desenvolver novas capacidades, técnicas ou comportamentais. Com isso, poderemos nos manter competitivos em qualquer ambiente ou época. Portanto, se você já domina uma atividade técnica, por que parar por aí? O futuro exigirá ainda mais conhecimento, por isso é sempre hora de aprender!

Aprenda e execute constantemente

Para que você possa se tornar um profissional em T de destaque é preciso adquirir conhecimento a respeito de diferentes assuntos e atividades. A parte boa é que hoje a experiência teórica e prática estão muito mais acessíveis e você tem muito mais oportunidades de desenvolver.

Para continuar agregando valor ao seu currículo, você pode optar por diferentes formatos de aprendizagem, como por exemplo:

  • Pós-graduações
  • Cursos rápidos
  • Webinars
  • Aprendizagem colaborativa (hackatons, bootcamps)
  • EAD

E muito mais.

Leia também: Somos todos LLL (Lifelong Learning): aprendizado contínuo como estilo de vida

As soft skills na construção da carreira em T

O profissional do séc XXI é o profissional que acumulará uma gama de conhecimentos, técnicos e comportamentais, que o permitirão se diferenciar no mercado, ganhando destaque na organização onde atua e como falamos aqui na slash, deixar os robôs com o trabalho chato para se dedicar ao que realmente importa.

A última década passou a valorizar muito mais o conhecimento intelectual, que reconhece a cada dia mais os profissionais com as habilidades para interagir de diferentes formas com o ambiente corporativo. E cada vez mais as organizações buscam trabalhar com equipes multidisciplinares, tendência de economia global para soluções ainda mais integradas.

Pensando nisso é que algumas instituições estão definindo as qualidades do profissional do futuro, que passará a conviver em escala muito mais com os desafios da robotização e inteligência artificial. Esse profissional terá que ser capaz de preservar as habilidades que só um humano pode ter.

Nesse sentido é que as soft skills surgem como alternativa para o desenvolvimento de habilidades comportamentais capazes de destacar o lado humano do profissional.

Em termos de competências socioemocionais, o Fórum Econômico Mundial listou 10 soft skills fundamentais para o profissional do futuro:

  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Resolução de problemas complexos
  • Coordenação
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de julgamento e tomada de decisões
  • Orientação para servir
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva

E aí, conseguiu se identificar no perfil de profissional em T? Continue acompanhando o blog da slash para mais dicas sobre desenvolvimento pessoal, educação e mais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “Carreira em T: a expansão do conhecimento multidisciplinar”

niviacastro99@gmail.com

Maravilhoso slash. Gosto da ideia do conhecimento generalista porwue permite ao profissional circular e conhecer várias áreas. Obrigada por compartilhar saberes conosco.🙏