Certificado de Soft Skills: como funciona?

Soft Skills

Certificado de Soft Skills: como funciona?

admslash
Escrito por admslash em fevereiro 18, 2020

As soft skills são habilidades comportamentais atreladas às relações que construímos com as outras pessoas e com os estímulos que nos cercam. Elas se diferenciam das hard skills (habilidades técnicas), mas caminham lado a lado na hora do desenvolvimento profissional de cada um de nós.

Aqui no blog já criamos um conteúdo completo abordando esse tema, explicando o que são as soft skills e qual a importância do desenvolvimento desse tipo de capacidade. Você pode conferir o texto na íntegra aqui.

Muitos profissionais estão em busca de melhorar ou criar esses novos aspectos e habilidades. Logo, a procura por orientação e cursos dentro dessa área também tem aumentado. Entretanto, mensurar os resultados e avanços em habilidades como criatividade, gestão de pessoas, inteligência emocional, resolução de problemas complexos (para citar algumas das soft skills mais procuradas pelo mercado) é mais subjetivo do que avaliar a melhora de uma habilidade técnica.

Como então os profissionais de olho nessas exigências do mercado conseguem mostrar a evolução nesses aspectos? Entenda no post que preparamos como funciona uma certificação em soft skills.

Como mensurar o desenvolvimento de soft skills?

Apesar dessas capacidades comportamentais necessárias para o profissional do futuro serem sim mais complexas de avaliar e mensurar, existem formas de monitorar e acompanhar a evolução conforme essas habilidades são estimuladas.

Ao buscar o desenvolvimento de uma soft skill, é importante ter em mente que comportamento está relacionado a estímulos de longo prazo, com prática constante. Então, além das ferramentas de mensuração, contar com a metodologia que melhor se encaixa às suas necessidades é fundamental. Principalmente no início de um novo aprendizado.

De acordo com Malcolm Gladwell, escritor do livro Fora de Série, o “número mágico da grandeza” descreve o tempo que seria necessário para alcançar uma nova habilidade: 10 mil horas seriam o suficiente para alcançar tal grandeza ao aprender algo novo.

E, segundo Josh Kaufman, conhecido coach de negócios e autor da série de livros “O Manual do CEO”, as primeiras 20 horas ao aprender algo novo são as cruciais. Elas são determinantes para todo o restante do processo de aprendizado. O próprio Josh Kaufman testou uma técnica para realmente aprender uma nova aptidão, investindo 45 minutos por dia durante um mês.

O uso de algumas ferramentas, como uma planilha de acompanhamento diário, como um tracker de novos hábitos; constantes feedbacks entre gestores e colaboradores e métodos de autoavaliação podem auxiliar na medição de quanto você evoluiu ao trabalhar as capacidades desenvolvidas.

Como funciona a certificação de soft skills da slash?

Aqui na slash, o desenvolvimento de soft skills faz parte de todos os cursos que oferecemos. Acreditamos que a melhoria desse tipo de capacidade é igualmente importante ao desenvolvimento de habilidades técnicas. É a combinação de várias aptidões que transforma carreiras e cria profissionais de destaque.

E, como em qualquer processo de aprendizado, o que faz diferença nos resultados — além da dedicação do aluno — é a metodologia adotada.

O desenvolvimento de soft skills na metodologia da slash acontece muito através da prática, com exercícios e ferramentas pensadas para colocar em andamento os conceitos teorizados depois de cada aula. Além disso, mensuramos a evolução dos alunos principalmente através de duas formas:

Horas de voo

Durante o período de aprendizado, contabilizamos quantas horas de cada soft skill é aplicada em aula com o que chamamos de “horas de voo”. Quanto mais horas você voa, mais prática adquire para lidar com as questões do dia a dia que exigem determinada habilidade.

Mesmo que um módulo seja focado em criatividade, por exemplo, em todas as aulas percorremos um pouco das 10 soft skills apontadas pelo Fórum Econômico Mundial como as principais para o profissional do futuro. É claro que a skill predominante do módulo tem mais tempo dedicado (mais horas de voo), mas as outras também são trabalhadas em menores proporções e por sua vez, contabilizadas na nossa certificação de soft skills.

Certificado de soft skills

Ter comprovações de novos aprendizados é muito importante — principalmente para quem está no começo da carreira e tem menos experiência. Esse tipo de certificação mostra o interesse pelo desenvolvimento profissional e pessoal.

Ao final dos nossos cursos, o aluno recebe um certificado de conclusão slash/education by PUCPR. Nesse material, estão as habilidades desenvolvidas e as horas de voo aplicadas em cada habilidade comportamental explorada durante o curso.

Você tem interesse em desenvolver essas valiosas habilidades comportamentais? Te convidamos a conhecer a nossa trilha de desenvolvimento de soft skills: a Eu, Não Robô.

Além de 18 horas de aulas, você terá acesso a 16 ferramentas pensadas para a aplicação prática das soft skills.

Vamos nessa jornada juntos?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *