4 dicas que te mostram como lidar com problemas de maneira saudável

Soft Skills

4 dicas que te mostram como lidar com problemas de maneira saudável

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em maio 13, 2020

Você já imaginou acordar durante uma bela manhã com a notícia de que todos os habitantes do planeta estariam livre de quaisquer problemas? Sim, um mundo sem complicações, sem desafios, sem problemas. Apesar de soar como o primeiro passo para uma vida perfeita, a verdade é que a falta de problemas também traria algumas consequências em termos de criatividade, inovação e mais.

Como você deve saber, a maioria das soluções do mundo moderno surgiram devido a algum tipo de problema. Logo, mentes brilhantes se dedicaram de corpo e alma para encontrar a resposta para cada desafio. Há uma frase atribuída a Thomas Edison que vai de encontro com o que estamos falando: “Mostre-me um homem 100% satisfeito e eu lhe mostrarei um fracassado.”.    

Ou seja, os desafios fazem parte da nossa história e criam estímulos para que possamos evoluir, tanto como sociedade quanto como indivíduo. Por isso, na publicação de hoje eu quero falar um pouquinho mais sobre como lidar com problemas de maneira saudável, para tentar equilibrar o jogo. Vamos lá?

Como lidar com problemas em 4 passos simples

Acolha o problema como um velho amigo 

Sim! Foi isso mesmo que você leu, o problema deve ser acolhido como alguém que desde muito tempo faz parte da nossa vida e novamente apareceu para dar um oi, mas que pode se despedir em breve de acordo com as nossas atitudes. 

Benjamin Franklin já dizia que “viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.”. Por isso, o primeiro passo para lidar bem com um problema é aceitá-lo, afinal, como você poderá enfrentar algo que você mesmo nega? 

Evite resistir aos problemas quando eles surgirem, isso só fará com que você desperdice energia de uma forma não direcionada e muito menos produtiva. O problema apareceu? Entenda que não há como fugir, aceite e siga para o próximo passo. 

grupo telegram slash

Não crie um monstrinho na sua cabeça

A gente sabe que muitos fatores podem influenciar no sentimento que um problema causa. Ansiedade, depressão e outros sintomas estão diretamente conectados à forma como uma pessoa enxerga um desafio. 

De acordo com um estudo apresentado pela empresa de recrutamento Talenses, 49% dos trabalhadores no Brasil já tiveram crises de ansiedade, e outros 44% sofreram com o esgotamento mental devido ao stress profissional (burnout). 

É justamente por isso que analisar a real amplitude do problema é fundamental nessas situações. Isso significa observar com raciocínio lógico o tamanho do desafio, uma vez que nutrir pensamentos negativos é uma verdadeira armadilha para a nossa mente, que pode aumentar a verdadeira dimensão do problema.

Leia também: A importância da inteligência emocional para o mercado de trabalho

Reinventar a roda ou inovar?

Alguns problemas e desafios no ambiente corporativo ou pessoal exigem muita criatividade. Sabe quando o chefe fala “me apresenta uma solução na próxima reunião”? A gente sabe que a partir desse instante seus neurônios entram em combustão. É nesse momento que muitas pessoas se frustram por não conseguirem idealizar uma solução totalmente nova.

É bem verdade que inovar é sempre bom e ideias criativas são muito bem vistas. Mas vale a reflexão para o momento: essa situação realmente exige tanto esforço? Às vezes uma solução mais simples e já conhecida pode resolver o problema. 

Mas como lidar com problemas? Diante de um novo desafio, procure primeiro o que já foi feito e já deu certo. Isso te poupará esforços desnecessários e poderá ser um grande aliado na concepção de uma nova ideia, caso necessário. 

Observe cases, pergunte às pessoas mais experientes e analise até mesmo situações em que a solução deu errado. Tudo serve como bagagem para o seu conhecimento e dados para suas conclusões.  

Veja: resolução de problemas complexos. Qual a importância dessa habilidade?

Vai um problema aí? Eles podem ser compartilhados 

A exaustão emocional é real e pode causar danos permanentes quando não bem orientado. Se um problema surgiu e você não está conseguindo lidar com ele de uma forma saudável, isso afetará a sua vida como um todo. Seu desempenho profissional, suas relações sociais e afetivas e até a autoestima podem ser afetadas. 

Por isso é importante estabelecer limites para a frustração que um problema pode causar. Analise uma, duas ou três vezes o problema e veja até onde você consegue chegar na solução. Se o seu resultado não for o suficiente para solucionar o desafio, é hora de buscar ajuda. 

E essa ajuda pode partir dentro do ambiente corporativo mesmo, em um simples contato com um colega ou líder, por exemplo. “Oi, fulano, tudo bem? Estou com problema e não encontro a melhor solução, será que você pode me ajudar?” e pronto, o primeiro passo foi dado para que a carga não fique inteira em você. 

É claro que se o problema for mais complexo ou evoluir para um nível mais intenso, há sempre a opção de procurar ajuda profissional, com psicólogos, terapia e demais alternativas, isso ajuda muito! Mas aqui a nossa intenção é fazer você enxergar que pode compartilhar o problema. 

Essas 4 dicas de como lidar com problemas podem fazer a diferença no seu dia a dia, permitindo maior equilíbrio nas decisões e mais assertividade nas escolhas.

Gostou do conteúdo? Fique à vontade para sugerir novas dicas e não esqueça de deixar seu comentário!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Replies to “4 dicas que te mostram como lidar com problemas de maneira saudável”

Izildinha Vicente da Silva

Aceitar o problema, buscar soluções que já foram tomadas como exemplo e buscar ajuda de alguém que já passou por problemas parecidos, pode nos ajudar a encontrar soluções ou criar novas possibilidades .

Gabriel

Curso incrivel, maravilhoso

Maria Gileide

Todos os tópicos são enriquecedores agregam muito no dia a dia .

João Jovanaci

Oi, Maria! Ficamos felizes que tenha aproveitado o conteúdo! Obrigado pelo feedback

Bruno F. Tebaldi

Esse conteúdo me ajudou demais! Adorei!

NATHAN GONÇALVES DE OLIVEIRA

A toda equipe meus parabéns, o conteúdo está incrível.

Maria Lucia

todos os tópicos abordados são de suma importancia,seja com problemas pequenos do dia a dia seja com grandes projetos sempre e buscando soluções . Errando e acertando

Mariana

venho enfrentando as dores apresentadas no conteúdo e ele certamente me ajudou muito.

Karen

Sobre aceitar o problema e entender que uma hora ou outra, tenho que lidar com ele, me dá um alívio e uma vontade a mais de realizar o que é necessário.

Lays

Muito bom

Daniele Alves de Nadai

Reconhecer que tem um problema e procurar ajuda, já é um grande passo. Amei o artigo !

Izildinha Vicente da Silva

Devemos aceitar o problema e fazê-lo nosso aliado para resolução, buscando ajuda de pessoas que já o resolveram e maneira criativar desenvolver uma melhor solução.

adany

incrível!!! esse artigo me ajudou muito!

MARIANA SILVA DOS SANTOS Aluno(a) ADM ERJB

Achei este curso maravilhoso, aprendendo cada vez mais.

Thaís

gostei de saber que assumir os problemas pode soluciona-los, ajudou a minha capacidade de resolução

Palloma thayná

Cara, como conseguem ser tão perfeitos

Giovana Coutinho

Ótimo, e esclarecedor

Maria de Lourdes

Conteúdos bem oportunos, que só vem acrescentar mais ainda nosso repertório digital.

Maria de Lourdes

Conteúdos bem oportunos para nosso crescimento pessoal e emocional.

Fabio Eidi Muruzaki

Muito obrigado, gostei muito do artigo, estou me convencendo que não existe o por acaso, recentemente ouvi que antes o mercado exigia mais técnicas do que o psicólogo das pessoas, e hoje é o inverso, vejo que independente da área e do segmento, a inteligência emocional é fundamental. Seja resiliente.

Isaac Brito

O conteúdo nos proporciona lidar de maneira menos exaustiva a lidar com os problemas se forma pratica e de fácil compreensão.

Nilton Jr

As propostas são ótimas, são super aplicáveis.

Morena

Muito show!