Como se preparar para o mercado de trabalho assistindo Star Wars?

Slash Life

Como se preparar para o mercado de trabalho assistindo Star Wars?

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em dezembro 19, 2019

Yoda, Leia, Luke e os aprendizados de soft skills e habilidades para o mercado do futuro, que já é presente.

Uma das formas de desenvolver soft skills – as habilidades que nos diferenciam dos robôs e garantem relevância às nossas profissões no mercado de trabalho – é observando pessoas que admiramos e que possuem essas competências bem desenvolvidas. Não tem ninguém por perto para te inspirar? Inspire-se em personagens da ficção! Dá sim para aprender muito enquanto assiste ao seu filme favorito.

Estamos em semana de estreia nas telas do cinema do último episódio da saga Star Wars, e aproveitamos para separar alguns aprendizados que tiramos da série de filmes mais importante da cultura pop.

/A inteligência emocional de Leia Organa

Carisma, empatia e coragem formam a personalidade diplomática e guerreira de Leia Organa. Ela lidera encorajando seus subordinados e tem um comportamento equilibrado e sensitivo para perceber momentos em que pode ser flexível e momentos em que precisa ser mais direta e atuar com autoridade.

Quando necessário, ela se coloca na linha de frente e trabalha como parte da equipe. Com coragem, toma decisões perspicazes como as que salvaram Luke e Han Solo e também comandando a Aliança Rebelde.

Com Leia, aprendemos sobre Inteligência emocional, a capacidade de reconhecer e saber lidar com as próprias emoções e as dos outros, segundo Daniel Goleman.

/A Coordenação do Mestre Yoda

Equilibrado, o mais sábio Jedi procura ouvir com atenção e tomar decisões importantes considerando a opinião dos outros. Sua flexibilidade, também característica, permitiu que seus aprendizes fizessem suas próprias escolhas. Ele não considerava o erro algo absurdo (alô, inovadores!) e sim, um aprendizado, guiando com sabedoria seus estudantes para que procurassem suas próprias respostas e soluções.

Bastante observador e calmo, Yoda é tão flexível que percebe o momento de usar seu sabre de luz e batalhar, respeitando acima de tudo seus valores, dando exemplo para seus aprendizes de Jedi. 

Com Yoda, aprendemos sobre Coordenação, a habilidade para conduzir e orientar pessoas para atingir um objetivo em comum. Envolve a capacidade de simpatizar com diferentes estilos e personalidades, com uma sensibilidade para encaixar as diferenças da forma mais produtiva. Yoda alia à isso a Inteligência Emocional, a sensibilidade de se distanciar dos problemas, refletir, meditar e se conectar à Força, para tomar decisões com sabedoria.

/Luke Skywalker e a Resolução de Problemas Complexos

Determinado, Luke Skywalker se cerca de mentores, que o guiam na busca pelos objetivos, mesmo tendo um papel de líder. Ele acredita em si mesmo e na sua capacidade, e isso o impulsiona a encontrar resultados cada vez melhores na sua jornada, acumulando aprendizados e se desafiando a encontrar respostas.

Sempre buscando aprender com os outros, Luke observa e escuta seus mentores e amigos, e reúne forças e talentos das mais variadas “pessoas” para crescer com elas em busca de bons resultados.

Com Luke, aprendemos sobre Resolução de Problemas Complexos, a capacidade de identificar problemas, buscar as informações importantes, analisar opções e implementar as soluções mais adequadas.

Em outras palavras, Resolução de problemas é a capacidade de encontrar respostas.

Problemas complexos exigem a capacidade mobilizar recursos, incluindo outras pessoas, na busca de soluções.

Além dessas 3 soft skills, ainda existem outras 7 que compõem a lista de Habilidades para o Futuro do Fórum Econômico Mundial. Durante o Fórum, especialistas também apontaram a Criatividade como uma habilidade fundamental para se destacar no futuro do trabalho.

Se você quer desenvolver essa e outras soft skills, reserve um tempo na sua agenda e acompanhe com a gente o Webinar Inteligência Criativa para Resolução de problemas. Para participar é só clicar aqui.

“Do. Or do not. There is no try.” – Prepare seus slashes de luz /// e que a Força esteja com você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

25 Replies to “Como se preparar para o mercado de trabalho assistindo Star Wars?”

Cristiana

boas explicações

Carlos André Corrêa da Silva

Ajustar a consciência para prestar a atenção nas habilidades comportamentais é sempre um bom desfio é melhor ainda é ter consciência para aplicá-las no dia a dia!!

iraci

Muito interessante, gostei da analogia com Star wars.

Thiago

Muito legal saber que de um filme mundialmente conhecido e famoso, podemos tirar vários exemplos para o nosso cotidiano, e não é só no trabalho não, esses conhecimentos servem para a nossa vida pessoal também. Aprender a ser equilibrado, analisar, compreender e tomar a decisão certa na hora certa com flexibilidade ou rigidez, além também de ter pessoas que confiam no tom da sua palavra, tudo isso sendo possível ver e interpretar através de um filme, é sensacional…

Léa

Muito interessante o conteúdo

Rodrigo Assad

Inspirado nas estrelas !

Joceane

Comparando com personagens se torna mais dinâmico

Sidney Duarte

Ótimo! Eu não enxergava o filme Star Ward dessa forma. Vou assistir e analisar o comportamento de cada personagem.

myrian de Souza Pacheco

Explicação simples e práticas para entender beim

Jaqueline

Sensacional relacionar uma saga querida com os conceitos a serem desenvolvidos no dia a dia profissional. São insights como este que precisamos no processo de inovação ou de resolução de problemas complexos.

Eduardo

No momento ate aqui esta sendo bacana.

Verissimo

Interessante a associação. Nunca pensei em assistir Star Wars, mas agora deu vontade. 🙂

Karoline

Após fazer a leitura é possível ver que além do Star Wars, existem outros filmes também que ajudam no preparo para o mercado de trabalho

Rodrigo Justino

Estou gostando dos seus artigos Karin Braun!

Bruna Gabriela Garcia

Me sentindo em “casa” com os comentários desse filme que eu particularmente gosto tanto. Esse filme realmente nos mostra muitas reflexões valiosas, inclusive tomar cuidados para não se perder nas dicotomias do mundo. A visão de vocês sobre cada personagem ficou impecável. Parabens!

Orlando Rodrigues Veiga Filho

Muito bom

Michelle

Excelente a associação com personagens e suas personalidades e soft skills.

Regiane

muito reflexiva

Wesley R. Morais

Muito bem conduzido a dinamização entre as figuras de um dos mais icônicos filmes do universo geek e alguns dos principais soft skills.

Laerte

Gosta desta forma de fazer analogias, pois ajuda a fixar as ideias nas explicações.

Viviane

Adorei as exemplificações, eu amo séries e costumo analisar as personagens e tirar grandes aprendizados… adorei!!!

Fernanda

Esse post é maravilhoso! Sempre gostei de Star Wars e, através dessa analogia, dá vontade de maratonar para analisar mais detalhadamente as atitudes de cada personagem. Valeu, slash!

Ranyelle Carolina

Muito interessante!

Albervan B. Davies

Gostei das analogias.

Karyn

Amei a associação com os personagens!