Como se preparar para o mercado de trabalho assistindo Star Wars?

Slash Life

Como se preparar para o mercado de trabalho assistindo Star Wars?

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em dezembro 19, 2019

Yoda, Leia, Luke e os aprendizados de soft skills e habilidades para o mercado do futuro, que já é presente.

Uma das formas de desenvolver soft skills – as habilidades que nos diferenciam dos robôs e garantem relevância às nossas profissões no mercado de trabalho – é observando pessoas que admiramos e que possuem essas competências bem desenvolvidas. Não tem ninguém por perto para te inspirar? Inspire-se em personagens da ficção! Dá sim para aprender muito enquanto assiste ao seu filme favorito.

Estamos em semana de estreia nas telas do cinema do último episódio da saga Star Wars, e aproveitamos para separar alguns aprendizados que tiramos da série de filmes mais importante da cultura pop.

/A inteligência emocional de Leia Organa

Carisma, empatia e coragem formam a personalidade diplomática e guerreira de Leia Organa. Ela lidera encorajando seus subordinados e tem um comportamento equilibrado e sensitivo para perceber momentos em que pode ser flexível e momentos em que precisa ser mais direta e atuar com autoridade.

Quando necessário, ela se coloca na linha de frente e trabalha como parte da equipe. Com coragem, toma decisões perspicazes como as que salvaram Luke e Han Solo e também comandando a Aliança Rebelde.

Com Leia, aprendemos sobre Inteligência emocional, a capacidade de reconhecer e saber lidar com as próprias emoções e as dos outros, segundo Daniel Goleman.

/A Coordenação do Mestre Yoda

Equilibrado, o mais sábio Jedi procura ouvir com atenção e tomar decisões importantes considerando a opinião dos outros. Sua flexibilidade, também característica, permitiu que seus aprendizes fizessem suas próprias escolhas. Ele não considerava o erro algo absurdo (alô, inovadores!) e sim, um aprendizado, guiando com sabedoria seus estudantes para que procurassem suas próprias respostas e soluções.

Bastante observador e calmo, Yoda é tão flexível que percebe o momento de usar seu sabre de luz e batalhar, respeitando acima de tudo seus valores, dando exemplo para seus aprendizes de Jedi. 

Com Yoda, aprendemos sobre Coordenação, a habilidade para conduzir e orientar pessoas para atingir um objetivo em comum. Envolve a capacidade de simpatizar com diferentes estilos e personalidades, com uma sensibilidade para encaixar as diferenças da forma mais produtiva. Yoda alia à isso a Inteligência Emocional, a sensibilidade de se distanciar dos problemas, refletir, meditar e se conectar à Força, para tomar decisões com sabedoria.

/Luke Skywalker e a Resolução de Problemas Complexos

Determinado, Luke Skywalker se cerca de mentores, que o guiam na busca pelos objetivos, mesmo tendo um papel de líder. Ele acredita em si mesmo e na sua capacidade, e isso o impulsiona a encontrar resultados cada vez melhores na sua jornada, acumulando aprendizados e se desafiando a encontrar respostas.

Sempre buscando aprender com os outros, Luke observa e escuta seus mentores e amigos, e reúne forças e talentos das mais variadas “pessoas” para crescer com elas em busca de bons resultados.

Com Luke, aprendemos sobre Resolução de Problemas Complexos, a capacidade de identificar problemas, buscar as informações importantes, analisar opções e implementar as soluções mais adequadas.

Em outras palavras, Resolução de problemas é a capacidade de encontrar respostas.

Problemas complexos exigem a capacidade mobilizar recursos, incluindo outras pessoas, na busca de soluções.

Além dessas 3 soft skills, ainda existem outras 7 que compõem a lista de Habilidades para o Futuro do Fórum Econômico Mundial. Durante o Fórum, especialistas também apontaram a Criatividade como uma habilidade fundamental para se destacar no futuro do trabalho.

Se você quer desenvolver essa e outras soft skills, reserve um tempo na sua agenda e acompanhe com a gente o Webinar Inteligência Criativa para Resolução de problemas. Para participar é só clicar aqui.

“Do. Or do not. There is no try.” – Prepare seus slashes de luz /// e que a Força esteja com você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *