Criatividade em sala de aula: professores e a nova rotina de conteúdo

Carreira e criatividade

Criatividade em sala de aula: professores e a nova rotina de conteúdo

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em abril 14, 2020
5 min de leitura

Em questão de semanas o mundo e a rotina como conhecíamos mudou. Um vírus contagioso tomou conta das ruas e a insegurança passou a frequentar os lares, ruas e comércio. Um dos recursos para evitar a multiplicação dos casos de contágio foi o fechamento de escolas, universidades e cursos presenciais.

De acordo com um relatório realizado pena UNESCO, em todo o globo já são mais de 1,5 bilhão de alunos afetados pela interrupção das aulas devido ao covid-19, o que representa 91% de todo o contingente de alunos do planeta.

Diante de um cenário caótico, coube às comunidades educacionais buscar alternativas de adaptação para esse novo momento. Com salas de aulas vazias e alunos dentro de casa, algumas organizações e professores encontraram formas criativas e inteligentes de manter o conteúdo em dia e estar ainda mais próximo ao aluno nesse período difícil.

Situação, aliás, que requer criatividade e inteligência emocional tanto do aluno como do professor.

A MIGRAÇÃO DO PRESENCIAL PARA O EAD

Manter as atividades dentro de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) é a recomendação de entidades como a SEMESP e Abmes, bem como a orientação para que professores e alunos possam trabalhar juntos e de forma remota pela internet, de acordo com a capacidade de cada um.

No dia 18 de março, o MEC publicou a portaria nº 343, autorizando a utilização de tecnologias e meios digitais para a substituição temporária das aulas presenciais pelo prazo inicial de 30 dias em instituições de ensino superior (IES). A medida poderá ser prorrogada conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com Thiago Chaer, CEO da aceleradora Future Education “A disrupção educacional é uma das respostas que podemos implementar em larga escala em resposta ao Covid-19. As edtechs podem ter papel fundamental nesse processo urgente, com soluções tecnológicas, ensino online e apoio pedagógico a pais, alunos e comunidade.”

OS PROFESSORES SLASH NO ENSINO A DISTÂNCIA

ALÔ, COMO VOCÊ ESTÁ?

Além da preocupação com o conteúdo, o momento também pede por acolhimento e cuidados com o ser humano, afinal, estamos todos juntos enfrentando esse momento.

E uma iniciativa muito legal partiu dos professores das disciplinas presenciais da Slash Education para Instituições de Ensino Superior. As aulas, que agora estão acontecendo de forma online também tiveram suas adaptações, e o primeiro passo foi a humanidade, como nos diz a professora Camila Paraná, da disciplina de Inteligência Emocional na PUCPR:

“No início, na primeira semana, ligamos para alguns estudantes, para saber como estavam se sentindo. Foi uma experiência sensacional perceber as reações de surpresa com aquelas ligações e, acima de tudo o sentimento de gratidão pela nossa preocupação e interesse por eles… Dali para frente as conversas e compartilhamentos no nosso grupo de WhatsApp também aumentaram. A turma com certeza ficou mais unida!”

UM DESAFIO SIM, MAS UMA OPORTUNIDADE MAIOR AINDA

O professor Rafael Braga, da disciplina de Criatividade e Resolução de Problemas na PUCPR, nos traz importantes reflexões sob um diferente ponto de vista, o das oportunidades geradas a partir desse momento.  “Aprender, desaprender e reaprender. Esse contexto nos sugere e estimula a aprender e adquirir novas competências e habilidades para interação com os estudantes. As diferentes plataformas fazem com que haja a necessidade de adaptação do conteúdo, principalmente no sentido das nossas hands on.”(ferramentas que incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, autoanalítico e mais.) 

Para Rafael, disciplina, foco e gestão de tempo são palavras-chave com relação às atividades online. E “para que seja possível desenvolver novos hábitos e rotinas, precisamos ser expostos a situações que exijam essas competências. Esse contexto é também uma grande oportunidade para crescimento profissional, pessoal e aquisição de novas habilidades. “

A HUMANIZAÇÃO NO DIÁLOGO

Mais do que nunca tem sido circunstancial saber como o outro está diante desse contexto. Em um momento onde temos uma rotina de vida alterada, saindo da nossa zona de conforto, lidar com as vulnerabilidades e nossa humanidade é importantíssimo para gerar esse crescimento.

“Para isso, entretanto, é preciso flexibilidade cognitiva e resiliência emocional para entender tudo isso e como isso faz parte do processo de crescimento. Se não estivermos dispostos a sair da nossa zona de conforto e mudar o nosso modelo mental, teremos muita dificuldade no momento que estamos vivendo. “ Completa o professor Rafael.

AS (NANO) ATITUDES DO BEM

Toda semana os nossos alunos recebem um pequeno desafio de experiências. Na disciplina de Criatividade e Resolução de Problemas na PUCPR, existe um “baralho de nanoatitudes”, com indicações de pequenas atividades que sugerem aos alunos atividades simples para desenvolver suas skills.

Em um desses momentos, nossa aluna sorteoua carta que sugeria: “escreva um cartão ou uma carta a mão para alguém”.  A aluna optou por escrever uma carta destinada aos seus avós, que ela está impedida de encontrar no momento, devido ao coronavírus. Ela mesma foi deixar a carta na caixinha dos correios, o que gerou uma grata experiência para os avós durante a leitura nesse momento sensível.

A RECEPÇÃO DOS ALUNOS

Se por um lado todo quadro pedagógico teve de ser adaptado, para os alunos do módulo presencial que migraram para o EAD também houve esse período de ajustes para acesso aos novos conteúdos.

“Dá um quentinho no coração de saber que ter gente que sempre está disposto a nos ajudar. Fora que os conteúdos enviados por e-mail são bem legais, tô mandando pros meus amigos fora da faculdade e gerando discussão.”, disse uma aluna..

Com relação à dinâmica das aulas, a equipe da Slash sempre está pronta para adaptações. Todo o material é enviado com antecedência para aqueles que preferem antecipar os conteúdos. A participação de convidados nas aulas, que sempre foi um dos nossos diferenciais, continua, mesmo remotamente.

A PLAYLIST DO CONTEÚDO ONLINE

Como mencionamos acima, os alunos recebem por e-mail de forma antecipada o material do dia da aula, para que possam aproveitar o tempo para estudar e no momento da aula remota tirarem todas as dúvidas.

Além do material didático enviado, cada aluno também recebe uma playlist com conteúdos que o auxiliarão no desenvolvimento da soft skill aprendida. Tomando como exemplo a disciplina de Inteligência Emocional na PUCPR, nossos alunos receberam por e-mail:

/ PDF com o conteúdo das aulas

/ Resumo ilustrado do livro O Poder do Agora

/ Vídeo inspiracional sobre os mecanismos da mente, com a Monja Coen

/ Práticas de meditação e respiração

/ Indicação de um TED com conteúdo relacionado a aula ou ao desenvolvimento de skills

Com todo esse material em mãos, os alunos chegam muito mais preparados para os momentos da aula online com os professores.

Viu só? Grandes desafios também são capazes de gerar grandes feitos e novas oportunidades. Por aqui o que não falta é conteúdo de qualidade e muita vontade de transmitir o que de melhor sabemos fazer: ensinar soft skills.

Principalmente nesse momento de transição, onde alunos acostumados com aulas presencias estão se adaptando à nova rotina de aulas online.

QUE HABILIDADE VOCÊ QUER DESENVOLVER HOJE?

Ser slash é estar aberto a oportunidades de educação e aprendizado e somar habilidades ao longo da vida. É observar o seu momento profissional e pessoal, compreendendo que você pode voar mais alto. Ser slash é garantir alto desempenho comportamental para seu dia a dia.

Ser slash é somar novas skills aos seus conhecimentos técnicos. É ser isso e aquilo, e não isso OU aquilo. É ser múltiplo. E o principal: ser slash é não ser substituído por robôs.

Matricule-se em um dos nossos cursos online de soft skills:

Inteligência emocional e Tomada de Decisão

Criatividade e resolução de problemas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *