5 conteúdos para estimular a criatividade com Netflix e TED Talks

Slash Life

5 conteúdos para estimular a criatividade com Netflix e TED Talks

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em fevereiro 20, 2020
8 min de leitura

Final de semana ou feriado de bobeira? Aproveite para estimular
a criatividade com as dicas da slash!

A gente sabe que criatividade e inovação não são construídas da noite para o dia. É preciso um processo de aprendizagem, que envolve muita absorção de conteúdo e vontade de aprender.

Por isso, nós trouxemos 5 dicas de conteúdo para estimular a criatividade, além de é claro, dar aquela forcinha inspiracional para os desafios profissionais e pessoais.

Vamos lá?

A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Pensar, analisar, criar e inventar são só alguns dos termos presentes no desenvolvimento pessoal de cada individuo desde a infância. A criança precisa de estímulos para que possa progredir em moral e intelecto, seja por meio de brincadeira educativas na escola e com a família, ou incentivos externos.

Esse processo estimulante é a essência da criatividade e deve acompanhar nosso desenvolvimento inclusive na vida adulta.

Não à toa, a criatividade é apontada como uma das 10 soft skills mais importantes para o profissional do futuro, de acordo com um estudo divulgado em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial.

Esse estudo reflete diretamente na preferência das grandes empresas pelo perfil profissional dos funcionários. Sendo assim, a importância da criatividade e inovação merecem destaque em 2 pontos principais:

• Manter a competitividade
• Destacar-se das habilidades que serão conduzidas por robôs

Ficou curioso sobre os itens acima? Dá uma olhadinha aqui nesse post.

Agora, sem mais delongas, anota aí 5 conteúdos incríveis para estimular a criatividade.

VOCÊ PODE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE COM A NETFLIX

Como o cérebro cria

Lançado em 2019, Como o Cérebro Cria (The Creative Brain) é uma verdadeira aula de processos criativos que envolve profissionais de destaque em diversas áreas do conhecimento: escritores, arquitetos, atores, músicos, cozinheiros, professores e mais.

O filme é resultado de mais de 20 anos de análises e estudos feitas pelo neurocientista David Eagleman. Um dos pontos mais interessantes da jornada é observação de áreas em que as pessoas não associam à criatividade, como o caso da nanotecnologia, por exemplo, que tem sim como base a criatividade.

Além de incentivar a criatividade e questionar o conceito de originalidade, o documentário também apresenta uma visão otimista com relação ao fracasso, de um ponto de vista em que os erros não devem ser associados a derrotas, mas sim a oportunidades de aprendizado.

Confira o trailer:

O código – Bill Gates

Uma minissérie documental com apenas 3 episódios que mergulha na mente de uma das personalidades mais importantes da tecnologia, o filantropo e milionário Bill Gates, conhecido também como fundador da Microsoft 😊

Porém, o foco aqui está longe de ser as conquistas tecnológicas de Gates e sua empresa ou produtos. O objetivo principal do documentário aborda questões que envolvem a participação de Gates em projetos de ajuda humanitária a frente da Fundação Bill & Melinda Gates.

Gates lida com os problemas de uma maneira extremamente lógica e analítica, em busca de soluções para desafios como falta de saneamento básico e doenças que estão se espalhando rapidamente, como foi o caso da Poliomielite na Nigéria.

A inspiração vem justamente da necessidade de que instituições como a de Bill enfrentam todos os dias para solucionar situações nada fáceis. Aí é que entra em jogo a criatividade em busca de resultados satisfatórios, afinal, muitos dos projetos envolvem seres humanos, saúde e condições de vida.

Por outro lado, é interessante observar o senso de responsabilidade que Gates demonstra, justamente por saber que ele, “sozinho”, poderia resolver adversidades enfrentadas pela população, afinal, Gates está sempre figurando entre as pessoas mais ricas do mundo.

Confira o trailer do documentário:

Brené Brown – The Call to courage

1h16 de conteúdo para quem busca por inspiração e carrega questionamentos sobre o amor, a família e o trabalho. Brené Brown é uma pesquisadora norte-americana, formada em serviço social e que aborda temas como vulnerabilidade.

Esse tema, por sua vez, foi responsável pela grande visibilidade de uma de suas palestras, em 2010, no TEDx Houston, que atingiu a marca de mais de 45 milhões de views (até a data dessa publicação).

Uma das características do seu discurso é abordar temas difíceis, porém, ela também tem uma abordagem que mistura leveza e faz o público rir. Brené aponta a impossibilidade de amar, viver bem e ser feliz sem ser vulnerável.

Vergonha, medo e liderança são outros pontos apresentados pela pesquisadora, que compartilha um pouco da sua vida pessoal e profissional afim de que possamos entender como podemos ser beneficiados por alguns aspectos da vida quando baixamos a guarda.

Coragem é essencial para a criatividade. Brené também é autora do livro “a coragem de ser imperfeito”.

Dá uma olhada no trailer

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE COM O TED TALK

Taking Imagination Seriously

Um breve resumo da história de sucesso de uma artista que foi rejeitada em sete escolas de arte. Janet Echelman precisou se reinventar após uma frustração profissional, onde iria expor suas pinturas, mas suas tintas nunca chegaram ao local para que pudesse produzir o material.

Em 10 minutos de vídeo, você poderá acompanhar como o estímulo à criatividade ajudou Echelman a se tornar uma referência mundial em arte, com esculturas esvoaçantes e do tamanho de um edifício.

Ou seja, há sempre uma alternativa se houver vontade de ir além. O aprendizado constante é o que dá fôlego para que novas Janets possam surgir.

Acesse e assista aqui:

Do Schools kill creativity?

Infância, cultura e criatividade sempre estiveram muito conectadas. E essa conexão é algo que pode e deve ser explorada e observada de uma maneira positiva.

Sir Ken Robinson apresenta um argumento divertido e profundamente comovente para a criação de um sistema educacional que nutre (e não prejudica) a criatividade.

Durante sua fala, Robinson apresenta 3 pontos principais que serão a base do seu argumento:

• Capacidade extraordinária de inovação que as crianças possuem
• Evidência da criatividade humana em toda variedade e multiplicidade
• O fato de que não fazemos a menor ideia do que vai acontecer no futuro.

Com isso, você poderá se inspirar com as histórias de crianças que correm risco, mas em contrapartida desenvolvem um senso de criatividade muito grande.

Você verá também como ficamos bloqueados criativamente pelo medo de errar quando abandonamos os riscos que normalmente optamos por correr na infância.

Assista ao conteúdo aqui:

SE JOGA NA IMERSÃO: CURSO ONLINE DE SOFT SKILL

Curtiu os conteúdos acima e tá a fim de desenvolver habilidades criativas? O curso de soft skill online da slash/education prepara você para ampliar o seu currículo de competências comportamentais.

EU, NÃO ROBÔ: CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
CONFIRA O CURSO

Não esqueça de compartilhar o conteúdo do post com os amigos 😉 afinal, inspiração é sempre bom. Fique à vontade para sugerir mais itens interessantes para compor a nossa lista de estimulação da criatividade e continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades e dicas de soft skill.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.