O que é gestão de pessoas? Da estratégia ao Chiavenato

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O que é gestão de pessoas? Da estratégia ao Chiavenato

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em abril 3, 2020
6 min de leitura

A gestão de pessoas consiste em uma prática indispensável de desenvolvimento de pessoas dentro de uma organização. Falando assim, parece algo importantíssimo, né? E realmente é! Afinal, gerir pessoas de uma forma eficaz é um dos meios mais seguros para que o crescimento da empresa seja feito de forma consistente.

O capital humano deve ser visto como um dos bem mais valiosos de qualquer instituição, e cabe aos gestores observar as melhores condições para que cada indivíduo faça a diferença.

Não é a toa que gestão de pessoas foi considerado uma das soft skills mais relevantes de acordo com a pesquisa do Fórum Econômico Mundial. Ou seja, é uma habilidade comportamental muito valorizada no mercado de trabalho.

E hoje vamos falar um pouquinho mais da importância da gestão de pessoas e como essa competência pode produzir bons resultados.

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de pessoas pode ser definido com um conjunto de práticas para administrar, desenvolver e fortalecer o capital humano, ou seja, atuando diretamente na captação, retenção e capacitação dos profissionais que compõem o quadro colaborativo das empresas.

As ações propostas pelos gestores de pessoas devem ter como objetivo o crescimento da empresa como um todo, mas entendendo que as pessoas são fundamentais para que isso aconteça. E uma das maneiras mais eficientes para que isso ocorra, é criando a identificação do funcionário com a cultura empresarial, por isso ultimamente tanto se fala em fit cultural, ou seja, o quanto aquele profissional é capaz de se adaptar, compreender e admirar o local de trabalho.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Nem sempre a gestão de pessoas foi considera um elemento necessário dentro de algumas organizações, na verdade ainda hoje existe certa resistência por parte de empresas mais tradicionais, que enxergam a gestão de pessoas como RH.

Mas, muito além disso, a gestão de pessoas possui um papel fundamental no processo de capital humano de qualquer instituição, sendo responsável, inclusive, por fazer com que os funcionários gostem de ocupar seus cargos  na empresa, e atuem como defensores da marca.

Um grande problema enfrentado pelas empresas nesse modelo, é a rotatividade de pessoal, conhecida como turnover.

A consultoria Robert Hall apontou que  a taxa de turnover de funcionários cresceu em 38% das empresas no mundo, e no Brasil os números são ainda maiores: 82% das empresas brasileiras observaram o crescimento desse fenômeno no mesmo período.

Esse cenário apontou também algumas das principais causas que incentivam funcionários a buscar por novas oportunidades no mercado de trabalho:

  • baixa remuneração;
  • falta de reconhecimento;
  • Desmotivação;
  • preocupação com o futuro da companhia.

Dados como esse servem de exemplo para que a empresas percebam a importância da gestão de pessoas na instituição. Com uma visão voltada ao capital humano, os gestores podem identificar falhas e pontos de melhorias para enfrentar a dificuldade de retenção de talentos.

Para que você possa entender melhor, uma empresa que valoriza a gestão de pessoas tem a capacidade de atuar em diferentes frentes relacionadas ao quadro de colaboradores. Entre os principais objetivos da gestão de pessoas, estão:

  • fazer com que o colaborador tenha senso de propósito;
  • atrair talentos com base na identificação de valores entre vaga/empresa;
  • garantir a retenção dos funcionários;
  • estimular a inovação e a criatividade;
  • assegurar a satisfação dos profissionais;
  • atuar na linha de suporte às lideranças;
  • propor desenvolvimentos com base em treinamentos e cursos;
  • incentivar boas práticas de remuneração e benefícios;
  • criar ambientes favoráveis de integração

Entre outros.

Em 2016 uma pesquisa realizada pela rede de empreendedores Endeavor já apontava a gestão de pessoas como um dos principais desafios dos empreendedores. De acordo com o estudo, dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada está na formação de lideranças. E, pode parecer contraditório, mas quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no dia a dia do negócio, os empreendedores, dentre 11 opções, citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a segunda ação menos utilizada nas suas empresas.

Isso nos leva ao próximo tópico do conteúdo de hoje, sobre as pessoas que fazem a gestão de pessoas.

QUEM FAZ A GESTÃO DE PESSOAS?

É importante lembrar que que a gestão de pessoas pode e deve conter subdivisões de cargos e funções a fim de melhorar o suporte aos departamentos e aos gestores da empresa. Ainda que o foco da área seja em pessoas, existe a necessidade de divisão para que cada gestor possa executar com precisão as suas atividades, bem como para que todo o quadro colaborativo de funcionários saiba a quem recorrer em determinada situação.

Cada empresa possui suas próprias subdivisões, mas no geral, podemos considerar algumas das principais áreas da gestão de pessoas, como por exemplo:

Recrutamento e seleção

Profissionais responsáveis pela captação, análise e recrutamento de novos colaboradores. O pessoal do recrutamento é quem normalmente tem o primeiro contato com o candidato e em muitas ocasiões também é responsável pela avaliação dele. É responsabilidade do recrutamento e seleção observar o fit cultural da vaga com os candidatos em questão.  

Departamento pessoal

O departamento pessoal fica com a parte mais burocrática da organização, ou seja, cuidar dos trâmites legais de vínculo e formalização dos funcionários. São esses profissionais que solicitarão documentos para registro, encaminharão para exames admissionais ou demissionais bem como o controle de ponto, folha de pagamento, férias, licenças e mais.

Treinamento e desenvolvimento

Não são todas as empresas que dedicam profissionais para que possam ser responsáveis pelo desenvolvimento técnico dos funcionários. Mas essa função já se faz indispensável em muitas organizações. Empresas que possuem atividades específicas demais ou que demandam um tipo de operação com tecnologia ou maquinário normalmente possuem o setor de treinamento e desenvolvimento. Isso abrange treinamento para novos colaboradores e também desenvolvimento para os já existentes, no caso de aprimoração de conhecimento.  

Remuneração e benefícios

Salários equilibrados para pessoas que desempenham a mesma função, assim como cargos e atividades bem definidas são essenciais em uma empresa que deseja se tornar “people first”, ou seja, que valoriza seus colaboradores acima de qualquer coisa. Por isso, é importante dedicar profissionais para analisar constantemente esses fatores, propondo reajustes, analisando o mercado e mais.

GESTÃO DE PESSOAS SEGUNDO CHIAVENATO

Idalberto Chiavenato é um autor brasileiro bastante conhecido por sua atuação em administração de empresas, principalmente na área de recursos humanos. Suas obras são utilizadas como base por empreendedores e administradores de empresas de todos os portes.

Dois de seus livros, em especial, falam especificamente sobre gestão de pessoas, são eles:

  • Gestão de Pessoas.   Idalberto Chiavenato. 1999.  Ed. Campus.
  • Gerenciando Pessoas.  Idalberto Chiavenato. 1992.  Makron Books.

E, de acordo com Chiavenato, a Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

a) As pessoas como seres humanos: dotados de personalidade próprias, profundamente diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão de recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.

b) As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais: atuam como elementos impulsionadores da organização, capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis à sua constante renovação e competitividade. São as pessoas vistas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

c) As pessoas como parceiros da organização: capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização, com esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc.

O PERFIL DE UM BOM GESTOR DE PESSOAS

O responsável pela gestão de pessoas em uma organização deve possuir algumas competências e habilidades básicas para que possa servir de exemplo aos demais líderes e gestores. Em ambientes cada vez mais dinâmicos, também é preciso manter a atualização constante dos conhecimentos e novas práticas, a fim de que possa repassar à equipe e toda a empresa em geral.

O gestor deve estar sempre disponível para feedbacks, sugestões e diálogos, afinal, os colaboradores são o coração da empresa, responsável por todas as metas e objetivos, sejam de curto ou longo prazo.

Sua posição de avalição e análise exigem uma grande habilidade de enxergar o ambiente de uma forma mais macro, identificando oportunidades e a necessidade de mudanças.

DESENVOLVENDO A HABILIDADE DE GERIR PESSOAS

Além de conhecer muito bem os colaboradores e processos da organização, o gestor de pessoas deve possuir algumas competências que o deixam em posição de referência. Sua motivação deve ser o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo, incluindo a si mesmo. Por isso, é importante que ele possa trabalhar algumas competências, como:

  • Motivação
  • Comunicação
  • Liderança
  • Capacitação
  • Cooperação
  • Conhecimento e autoconhecimento
  • Trabalho em equipe

Leia também: 6 soft skills para profissionais de marketing

CURSO DE GESTÃO DE PESSOAS

Gestores enfrentarão diversos desafios ao longo da vida, isso faz com que seja preciso uma fundação sólida para gerir times ou empresas, avançando de uma forma saudável em todas as frentes do negócio.

O curso de gestão de pessoas da Slash vai ser lançado nos próximos dias, abordando questões reais que envolvem os principais desafios dos gestores dentro de uma empresa, como:

  • Entender o momento de cada colaborador
  • Ciclo de atração e desenvolvimento
  • Impacto e identificação com a cultura empresarial
  • Premissas básicas de um líder
  • Armadilhas na comunicação
  • Gestão de pessoas em startups
  • Tecnologia e comportamento

E muito mais!

Cada item desse é responsável por preparar o profissional do futuro, que carrega consigo hoje a responsabilidade de se desenvolver para atuar no amanhã.

Quer ser avisado quando o curso estiver disponível? Deixe o seu e-mail nos comentários.

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Você também pode desenvolver suas habilidades de gerir pessoas com o auxílio de algumas ferramentas! Compartilhamos com você três ferramentas exclusivas e gratuitas da Slash que são voltadas para gestores de equipes, empreendedores etc. É só acessar e baixar.

[GRÁTIS] mapa de empatia para gestão de pessoas

um guia para criar a “persona” do seu time e conhecê-lo melhor.

Conhecer bem sua equipe é essencial para uma gestão eficaz. Sabemos que lidar com pessoas é estar em contato com diversas histórias, expectativas e personalidades diferentes e nem sempre é possível conhecer a fundo ou se conectar individualmente com todo o seu time.

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[GRÁTIS] lista de questões que um bom gestor(a) de pessoas deve ter na manga

Essas 10 perguntas poderosas vão te ajudar em uma abordagem de sucesso com sua equipe.

Um bom líder ou gestor(a) de pessoas é alguém que além de dar direcionamentos busca a melhor forma de extrair opiniões e informações de seu time na resolução de problemas ou no desenvolvimento de estratégias.

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[GRÁTIS] Matriz de Eisenhower aplicada à Gestão de Pessoas

uma ferramenta simples para organizar e priorizar as tarefas e delegar de forma mais assertiva às suas equipes.

A organização na gestão de pessoas é essencial. Um bom líder deve conhecer o nível de maturidade e capacidade de produção de sua equipe e alinhá-las com as tarefas delegadas de forma correta.

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