Soft Skills: o que são e por que são tão importantes?

Soft Skills

Soft Skills: o que são e por que são tão importantes?

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em fevereiro 3, 2020

Se preparar para os desafios do mercado de trabalho sempre foi uma preocupação de qualquer profissional. Mas, com as transformações no mundo à nossa volta, as exigências e habilidades valorizadas hoje são outras. E aí entram as chamadas soft skills.

Se você ainda tem dúvidas em relação ao que esse termo significa e quer entender melhor a importância dessas novas capacidades, nós te explicamos tudo neste post do blog 🙂

O que são soft skills?

As soft skills estão relacionadas com capacidades humanas de lidar com problemas e desafios no dia a dia. Diferente das hard skills, que são habilidades técnicas de fácil mensuração (como uma especialização na área de atuação ou o aprendizado de um novo idioma), as soft skills dizem respeito a habilidades de difícil mensuração e que dependem da interação e relação com os outros e não apenas de questões técnicas e individuais.

Criatividade, inteligência emocional, empatia, colaboração, flexibilidade e facilidade na comunicação interpessoal são alguns exemplos de soft skills.

Por que é importante desenvolver soft skills?

Em ambientes cada vez mais colaborativos, esse tipo de habilidade e capacidade que auxilia nas relações é muito valorizada no ambiente corporativo.

Afinal, em um ambiente de trabalho, as decisões e ações normalmente dependem de um grupo de pessoas. Além disso, estamos falando de situações muito dinâmicas, imprevistos no dia a dia e uma necessidade de inovação constante nas empresas. Aí entram as soft skills: são habilidades fundamentais para criar ambientes questionadores, chegar em soluções fora do comum e garantir um melhor desempenho não só de um profissional individualmente, mas de todo o grupo.

As empresas, na hora de escolher seus líderes, também estão de olho em profissionais que entendem a importância das soft skills e que procuram as desenvolver e exercitar. Experiência e conhecimento técnico já não bastam.

Você também pode gostar de ler – Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?

Desenvolvendo habilidades comportamentais

Hoje existem muitas formas de desenvolver essas habilidades tão importantes e tão requisitadas no ambiente corporativo. Desde livros que tratam desse tema, até consultores especializados.

Cursos de soft skills na prática

Os cursos voltados para essa área também são uma opção excelente, pois unem profissionais que abordam os temas e o desenvolvimento dessas capacidades, com um custo-benefício mais interessante. 

E, como dissemos, essas novas habilidades são de difícil mensuração. Por esse motivo, aqui na slash tratamos as horas destinadas ao desenvolvimento de soft skills como “horas de vôo”. Quanto mais horas você voa, mais prática adquire para lidar com as questões do dia a dia que exigem determinada habilidade.

Para que você possa dar os primeiros passos no desenvolvimentos das suas habilidades interpessoais, separei dois cursos de soft skills da Slash, olha só:

Curso de criatividade e resolução de problemas

criatividade e resolução de problemas é o primeiro curso de soft skills da trilha eu, não robô! O curso possui tecnologia de humanidade avançada 😉 nenhum conteúdo foi planejado ou escrito por robôs. As aulas são de “human learning” e não “machine learning”. Curiosidade e intensa transformação social e pessoal são sintomas gerados no primeiro contato com o curso.  

Em uma mistura de teoria, prática e inspiração, você se sentirá envolvido em um universo distante de códigos e algoritmos, onde poderá descobrir habilidades comportamentais, o que nos torna cada vez mais humanos!  

Por sua vez, criatividade e resolução de problemas são duas habilidades indicadas pelo Fórum Econômico Mundial. Por isso, decidimos unir duas aptidões extremamente relevantes e que andam lado a lado.

ACESSE O CURSO AQUI 

Inteligência Emocional e Tomada de Decisão

Administrar emoções e sentimentos nem sempre é uma tarefa fácil, a gente sabe! São diversos fatores influenciando cada aspecto da sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Além de entender o que é inteligência emocional e o reflexo dela na nossa vida, também é preciso perceber emoções de outros e buscar o equilíbrio para criar uma existência mais saudável.

ACESSE O CURSO AQUI

Leia também: o que é inteligência emocional e a importância para o mercado de trabalho

Você pode conhecer melhor os cursos da slash/education pensados especialmente para o desenvolvimento de soft skills nesta página aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *