Sinais de que você pode ser uma pessoa com multipotencial

Carreira e criatividade

Sinais de que você pode ser uma pessoa com multipotencial

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em junho 29, 2020
5 min de leitura

Se você tivesse que se apresentar apenas por um cartão de visitas, qual informação você gostaria de inserir? Sua profissão de formação? Sua função atual? Hoje isso não é o suficiente. Compreendemos que por muitos anos fomos pressionados a rótulos, a eleger uma única profissão até o fim da nossa carreira profissional.  

Felizmente as coisas não são mais assim e aquelas pessoas que acumulam diversas habilidades podem de uma vez por todas conquistar o seu espaço como profissionais multipotenciais. O novo futuro pede mais do que a singularidade de profissões, abrindo caminho para a pluralidade das competências em indivíduos com multitalentos.  

Ou seja, o novo momento permite que sejamos isso E aquilo, não isso OU aquilo. Aqui mesmo no blog da slash nós já falamos sobre o conceito de slash carreer, que fala sobre a tendência das carreiras múltiplas. Hoje, nós vamos esticar um pouco mais esse papo e trazer alguns pontos fundamentais para que você possa identificar os sinais que indicam se você é ou não uma pessoa com multipotencial. Vamos lá? 

O que é ser multipotencial? 

O termo multipotencial é utilizado para identificar pessoas que gostam e conseguem explorar mais de uma habilidade ou competência, permitindo que essa pessoa atue em diferentes frentes de trabalho, em diferentes posições e atividades.  

Por muito tempo o “normal” era a escolha de uma profissão ou área a seguir, com isso havia o estudo, a especialização e o desenvolvimento em torno de uma única carreira. Esse tipo de comportamento sempre causou certo desconforto em pessoas com mentes multipotenciais, uma vez que esses indivíduos sentem a necessidade de estar envolvidos em cada vez mais projetos, sempre descobrindo novas competência e aptidões.  

Para te ajudar a entender um pouquinho mais, separamos uma incrível apresentação no TEDxBend. Nesta palestra esclarecedora, a escritora e artista Emilie Wapnick descreve o tipo de pessoa que ela chama de “multipotencialidades” – que têm uma série de interesses e empregos ao longo da vida. Dá uma olhadinha:  

Sinais de que você é um profissional multipotencial 

Muitos projetos iniciados, poucos finalizados 

Em um primeiro momento isso pode soar como algo negativo, né? E realmente pode até ser um incômodo se esse costume de alguma maneira afetar a sua vida profissional, fazendo com que o seu desempenho não seja o mesmo do início da carreira ou então falta de responsabilidade ou pontualidade com projetos.  

Mas a verdade é que o grande interesse por projetos diversos é sinônimo de uma mente sempre ativa, buscando por novidade e aprendizado, aliada ao desejo de crescimento. Por isso é comum que, na falta de oportunidade no ambiente corporativo, muitas pessoas se aventuram em iniciativas na vida pessoal, desenvolvendo projetos artísticos, participando de organizações voluntárias ou até mesmo criando negócios digitais, como lojas e/ou prestação de serviços.  

O fato de um projeto não tomar forma como você gostaria é absolutamente normal, uma vez que com o passar do tempo você pode descobrir que aquilo não é exatamente com o que gostaria de se envolver, ou então não foi como você imaginou. Além disso, no meio do processo você pode descobrir novas formas de dedicar o seu tempo ao que te interessa, por isso os aprendizados são o que devem ficar.  

Curiosidade e vontade de aprender  

Vamos tomar como exemplo o item anterior, onde um profissional decide abrir uma pequena loja virtual de forma paralela à sua profissão. Diante desse cenário, é comum que a gestão do projeto envolva diferentes frentes, como marketing, logística, administração e mais. É nesse momento em que os profissionais multipotenciais mergulham de cabeça na proposta e muitas vezes assumem todas as responsabilidades pelo projeto.  

Dessa forma, a curiosidade é responsável por fazer que esse indivíduo adquira novos conhecimentos a respeito de uma série de habilidades até então desconhecidas. Abraçar todas as atribuições é um grande desafio, mas assim como no item acima, é uma ótima forma de aprender. No nosso exemplo, em um único projeto é possível desenvolver skills relacionadas a todas as etapas de funcionamento de uma loja virtual.  

Mesmo que esse não seja o grande objetivo profissional do criador da loja, ele sem dúvida terá maior experiência e poderá inclusive inserir suas competências no currículo na busca por novas oportunidades. 

“A cura para o tédio é a curiosidade. Não existe cura para a curiosidade.” 

Dorothy Parker

Falta de conexão entre interesses  

Durante uma bela manhã você acordou e imaginou que seria interessante conhecer mais sobre plantas e botânica. Na semana seguinte você se sentiu atraído(a) por conteúdos relacionados à psicologia e na outra o mercado de investimentos chamou a sua atenção. Se você observar, de forma direta não há relação entre nenhum dos seus interesses.  

Esse é mais um sinal de multipotencial, ou seja, sua mente é capaz de identificar diferentes oportunidades de aprendizado e de conhecimento, mesmo que isso saia da sua zona de conforto. Pessoas com multipotencial conseguem demonstrar interesse em diferentes projetos e situações, mesmo que um não corresponda ao outro.  

E essa talvez seja a característica mais interessante do profissional multipotencial. Como dissemos ainda nesse texto, você não precisa mais escolher isso ou aquilo, você pode somar essa e aquela habilidade! Se algo despertou o seu interesse, vá em frente e se aventure até que você tenha o domínio daquilo, ou não, apenas até que algo novo chame sua atenção. Você sempre carregará consigo os aprendizados.  

grupo telegram slash

Perda de interesse por algo que você sempre foi bom 

Algumas pessoas encontram a sua “vocação” desde muito cedo, inclusive há diversos testes por aí, inclusive aplicados em colégio, com foco na tal vocação profissional. De certa forma, esse pode ser o primeiro passo para que uma pessoa possa encontrar algo que lhe agrade. Mas isso não significa que essa única atribuição deverá se perpetuar ao lado do indivíduo.  

Com o passar dos anos é comum que os nossos interesses mudem, afinal, dia após dia vamos acumulando novas experiências, consumindo novos conteúdos e tudo isso é responsável pela formação da nossa curiosidade e entusiasmo. Culturalmente falando ainda somos também muito influenciados, mais um motivo que altera os nossos esforços e nos permite aprender algo novo.  

Por isso, não se sinta incomodado com a situação de perder o interesse em algo que você sempre amou! Isso é bastante normal e mais uma característica das pessoas multipotenciais, que não se prendem a uma única competência.   

Dificuldade ou medo na escolha da carreira 

Em algumas oportunidades a vida se responsabiliza por guiar os nossos primeiros compromissos profissionais, mas em outros casos é necessário que nós sejamos responsáveis pelas escolhas. A começar pelo vestibular, a simples escolha do curso desejado acaba não sendo tão simples assim e pode causar muita dor de cabeça. 

Afinal, como pode uma pessoa que na maioria dos casos ainda está na fase adolescente escolher algo que será o motivador de toda a sua vida futura? Parece injusto, eu sei. E são nesses momentos em que as pessoas multipotenciais enfrentam a incerteza e indecisão.  

Esse cenário fica ainda mais confuso a partir do momento em que observamos alguns estudos, como o do Instituto DaVinci, indicando que 60% das profissões dominantes nos próximos 10 anos ainda não existem e 50% das profissões existentes hoje se tornarão obsoletas até 2025. 

Mas o lado de bom de tudo isso é que ao mesmo tempo em que há indecisão, há oportunidades. Principalmente ao analisar as profissões do futuro, observamos um contexto que abrirá muitas portas para jovens profissionais, que terão a disposição muita tecnologia para simpatizar.  

Vantagens do ser multipotencial

Para finalizar o nosso conteúdo sobre pessoas multipotenciais, eu gostaria de evidenciar algumas das vantagens em atuar de uma forma tão plural!  

  • Aquisição de habilidades e conhecimentos diferentes, conquistados pela experiência em diferentes interesses 
  • Descoberta de novas áreas relevantes para o seu momento atual, despertando seu interesse, sejam elas correlatas ou não 
  • Adaptabilidade e facilidade de aprendizado, uma vez que pessoas multipotenciais conseguem permear com desenvoltura por diferentes áreas  
  • Encarar os desafios sem medo de errar, compreendendo que cada nova aventura também significa novos aprendizados  
  • Autoconhecimento bem desenvolvido, o que permite conhecer os seus pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de melhorias 

E aí, curtiu nosso conteúdo sobre pessoas multipotenciais? Você acha que se encaixa nessas características? Deixe seu comentário! E continue acompanhando o blog da slash para mais dicas, curiosidades e muita soft skill! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 Replies to “Sinais de que você pode ser uma pessoa com multipotencial”

Ronaldo Souza Oliveira

Excelente! Me identifiquei com as característica de um profissional multipotêncial, o que observo em mim é que preciso ter mais concentração para aprender melhor.
parabéns pelo conteúdo, com certeza estar nos ajudando a nos descobrir e ter um controle melhor das nossas qualidades e defeitos.
Obrigadoooooo!

Marina

nossa, me sinto muito melhor agora! Sempre me sinto um peixe fora d’água, perdida, sem rumo só porque quero de tudo um pouco . Meus interesses mudam , tenho sede pelo novo mas fico tentando me encaixar em algo e acabo me perdendo cada vez mais . Estamos acotumados a acreditar que precisamos ser algo em específico e creio que isso nos trava de certa forma. tenho a mania de achar que estou falhando, já que a maioria dos meus amigos sabem o que querem, pra onde vão, o que são, etc… Enfim, grata por ler isso hoje!

Bruna Santos

Noooossa,me identifiquei demais,eu tive muita dificuldade para escolher o curso da graduação.Além de ter muito pesar por sentir que não queria mais engenharia ambiental e sim biotecnologia ou farmácia.Entrei em biotecnologia,e estou amando a pluralidade do curso,e ainda nesse contexto de pandemia,observei na minha cidade uma demanda por um cosmético e abri uma empresa informalmente e estou vendendo. Sempre achei estranho essa coisa de ser uma coisa só para a vida toda,sei lá,os grandes cientistas e pensadores antigos eram polivalentes,achava errado o jeito como o mundo tornou tudo específico e estou muito feliz de saber que há essa tendência de valorização das multipotencialidades, não era uma idéia tosca no final das contas.

Leonardo

Excelente! Obrigado pelo conteúdo inovador.

Careline Oliveira

Magnífico! Eu sou multipotencial. Eu não conseguia enxergar isso como qualidade… estou me redescobrindo.

Maria

Acho que sou assim, mas é difícil, vc sempre se cansa das coisas, ou procura outras, nem sempre as pessoas enxergam essa característica de forma positiva

Carlos Fernandes

Sinceramente, até gelei ao ler esse conteúdo, ele me descreveu desde o início, onde por muitas vezes início algo e logo sigo outro. Sem contar em ambientes corporativos onde em sua maioria me sinto “preso”. Só a questão do autoconhecimento que ainda me gera dúvidas.
Parabéns! Top !

RONNY RICARDO MÁRQUEZ SUÁREZ

ESTUPENDO!!! É a história da minha vida profissional.

Angel

já comecei 4 faculdades, tive blog, loja virtual, aprendi a fotografar, pintar, fazer bijuterias, estudo tarot, leio obras de jung, já fui contabilista, hoje estou analista de marketing digital.
mesmo nesta profissão procurei adquirir conhecimento de todas as áreas, sem me focar em uma especialidade e recebi críticas por isso.
já me chamaram de louca e inconstante, nunca entenderam que gosto mais do aprendizado da caminhada, que o resultado que ela leva.
enorme gratidão pelo pertencimento oferecido neste texto!!!

Aleksandra

Perfeito 👍

Eliene

Eu me vejo assim , com várias idéias para explorar o mundo e nunca fico parada.

Luciana

Olá a todos , me sinto uma profissional multipontencial principalmente pelo fato de ser mãe, me dediquei ao marido e ao filho e para isso você precisa ter e saber multifunções, me senti muito tempo sem saber o que fazer apesar de ter estudado neste intervalo de tempo não nunca me senti uma profissional em algo específico e isso me angustia, porém vendo este vídeo descobri que tenho multifunções e agora me sinto preparada a buscar um trabalho em que eu possa utilizar em prol da empresa todas essas funções.