Qual é o perfil do profissional do futuro?

Carreira

Qual é o perfil do profissional do futuro?

admslash
Escrito por admslash em fevereiro 14, 2020

O capital humano é o bem mais importante das companhias — sem as pessoas, nada é feito. E um dos principais desafios dos profissionais de Recursos Humanos e de Treinamento e Desenvolvimento das empresas de todos os segmentos e tamanhos é lidar com os profissionais que hoje são a força de trabalho. Muitos destes desafios estão relacionados com a transição entre as gerações e com as características de quem hoje compõe uma grande fatia ativa do mercado de trabalho: os millennials.

Segundo pesquisa do Itaú BBA, banco de investimentos do Itaú Unibanco, a chamada Geração Y já compõe a maior parte da população brasileira, com 34% do total e representam 50% dos postos de trabalho. As estimativas da mesma pesquisa apontam que essa porcentagem deve chegar a 70% da força ativa do mercado até 2030.

Qual o perfil profissional da geração millennial?

Hoje, os millennials representam os profissionais já com alguns anos de experiência, os profissionais de entrada no mercado de trabalho e ainda pegam uma faixa dos estudantes que estão se preparando para as suas primeiras experiências profissionais.

Algumas características dessa geração impactam diretamente no perfil profissional: são pessoas mais ousadas na hora de arriscar, que acabam se preocupando menos com estabilidade e construção de carreira de longo prazo em uma mesma empresa; mais imediatistas e menos inseguras do que as gerações anteriores. Essa geração também tem mais dificuldade em se adequar aos processos rígidos das grandes empresas, que até querem inovar, mas têm resistência em mudar os processos e metodologias com as quais já estão consolidadas.

Além disso, os millennials têm um perfil multitask e multidisciplinar, afinal, a maior parte dos integrantes dessa geração não se identifica apenas com uma função, tende a procurar propósito nas atividades relacionadas ao emprego e a separar menos hobbies e carreira. Chamamos carinhosamente de slashers os membros dessa geração que assume mais de uma função e se identifica com mais de um tipo de atuação.

Apesar dessas características trazerem pontos muito positivos e transformadores ao mercado de trabalho, elas também desafiam as empresas principalmente em fatores como alta rotatividade e difícil retenção de talentos.

Valorização x Turnover

Os dados da pesquisa realizada pela consultoria Robert Half mostram que, nos últimos três anos, enquanto a taxa de turnover de funcionários cresceu em 38% das empresas no mundo, as taxas no Brasil são muito maiores: 82% das empresas brasileiras observaram o crescimento desse fenômeno no mesmo período.

Os profissionais de hoje tendem a ser menos atrelados às empresas das quais fazem parte e, quando não se sentem valorizados, não encontram propósito na função desempenhada ou nos objetivos da companhia, ou quando não encontram oportunidades na empresa atual, aceitam novas propostas em outras empresas com facilidade. Muitas vezes essas novas propostas nem precisam ser muito mais vantajosas para despertar interesse. O millennial tende a aceitar um novo ofício com salário e funções similares ao atual para mudar de ambiente de trabalho.

Os problemas com a gestão direta também são apontados como um dos principais fatores que implicam nessa baixa retenção: insatisfação com a liderança é algo que faz com que o millennial se desvincule das empresas.

E no futuro, quem será esse profissional?

Algumas características são apontadas para o perfil do profissional que terá destaque no futuro. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as habilidades comportamentais serão o que nos diferenciará das máquinas e do que pode ser entregue pela inteligência artificial.

Entre essas capacidades, podemos listar questões como:

• flexibilidade
• criatividade
• resolução de problemas complexos
• pensamento crítico
• gestão de pessoas
• negociação e persuasão
• inteligência emocional

A tendência dos profissionais multiskills também deve seguir nos próximos anos. A valorização dessas capacidades comportamentais deve continuar crescendo. E, por esses motivos, um dos conceitos mais importantes quando pensamos no profissional do futuro é não pensar somente no indivíduo, mas nas composições de diferentes forças e habilidades em equipes multidisciplinares.

A importância das equipes multidisciplinares

A multidisciplinaridade das equipes vai muito além de unir um grupo com diferentes funções e habilidades técnicas. Também não significa que todos os profissionais devem ser generalistas. Diferentes conhecimentos técnicos são sim muito importantes. Mas uma equipe multi skill também leva em consideração pessoas com diferentes facilidades e aptidões comportamentais e interpessoais.

As pessoas são plurais. A construção de cada um de nós como profissionais é uma reflexão das nossas experiências, referências e habilidades desenvolvidas ao longo do tempo. Nossas reações aos estímulos e aos problemas também são diferentes nesse contexto.

Por isso, o potencial de equipes multidisciplinares é tão alto: empresas que conseguem unir e engajar diferentes perfis de profissionais são mais competitivas.

A slash está de olho no profissional do futuro

Entendemos a necessidade das empresas de se transformar para receber esse novo perfil de profissional. Por isso, pensamos em soluções para esse momento, envolvendo metodologias, desenvolvimento das soft skills necessárias e a cocriação com um olhar para inovação.

“Na nossa vida temos vários ‘slashes’. Este foi um importante. Ótimo curso de Squads, Sprints e Metodologias Ágeis. Muitas técnicas para resolução de problemas foram apresentadas e de forma ágil, que é a necessidade atual. A slash/education faz uma comparação muito interessante ao cenário do profissional do momento, que é o desenvolvimento de competências, não necessariamente interligadas. O mundo está em constante transformação e nós temos que nos transformar com ele”.
Depoimento de Gustavo Zaninelli, Gestor de Negócios da USP

Acredita que a sua empresa tem sinergia com a nossa proposta? Entre em contato com nossa equipe para entender melhor as soluções que podemos desenvolver em conjunto.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *