Projeto da PUCPR integra academia, mercado e tecnologia

Futuro

Projeto da PUCPR integra academia, mercado e tecnologia

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em agosto 22, 2019

PUC do Paraná antecipa mudanças no mercado e lança novo modelo de educação continuada

Os trabalhos do futuro serão mais conectados, tecnológicos e colaborativos.

A 4ª Revolução Industrial está desafiando as empresas a uma velocidade inédita, e sobrevivem os melhor adaptados! O mesmo vale para os profissionais.

Antigamente quanto mais especializado em um assunto, melhores seriam as oportunidades de carreira. E isso deu certo por muito tempo, até que a era da colaboração trouxe aos profissionais o desafio de criar soluções em equipe.

Você sabe o que está acontecendo no mundo do trabalho?

Estamos passando por uma mudança disruptiva a nível mundial e nunca vimos algo parecido.

A tecnologia, a robótica e a automação estão transformando nossos meios de produção, dando um novo significado ao trabalho e ao papel do ser humano.

Estima-se que, nos países em desenvolvimento, dois terços dos trabalhos sofrem risco de automação nas próximas décadas. No mundo todo mais da metade das profissões terão grande parte de suas tarefas automatizadas, o que exigirá atualização dos profissionais para se manterem aptos a realizar o mesmo trabalho.

A fase de automatizar tarefas manuais, como montar um carro, já passou e agora a inteligência artificial está conseguindo dar às máquinas as habilidades cognitivas de caráter técnico.

Essas são as hard skills, que compreendem conhecimento e habilidades técnicas – desde operar uma máquina e dirigir um carro até entender de contabilidade, economia e engenharia.

A necessidade de buscarmos um estilo de vida mais sustentável, que respeita o meio ambiente e se prepara para beneficiar as gerações futuras, está puxando novas demandas para as empresas, que precisam repensar a geração de energia, a produção de alimentos e a logística.

A internet e as tecnologias de comunicação aproximaram países e quebraram barreiras territoriais. Agora cada vez mais pessoas estão prestando serviço para empresas de fora, o que exige uma flexibilidade na forma de trabalhar e a busca de conhecimento acerca de outras culturas.

Já pensou atender um cliente em Dubai, um em Londres e outro em Recife?

No futuro podemos esperar uma força de trabalho móvel e cada vez mais independente, trabalhando por projetos e atendendo empresas e pessoas em diversos continentes.

Essas transformações todas ameaçam as pessoas mais pobres e com menos acesso à educação, e isso exigirá dos governos uma atualização nas suas políticas públicas, o que irá impactar também todo o sistema educacional – do básico ao superior.

Como começar agora a preparar para essa nova realidade

Segundo a ONU, o cumprimento da Agenda Climática de Paris irá eliminar 6 milhões de empregos mas criar outros 24 milhões.

O mesmo acontecerá com o impacto da tencologia no mundo do trabalho. Todas essas mudanças que enfrentaremos vão causar o desaparecimento de diversas profissões que hoje conhecemos, mas vão abrir centenas de milhões de outros empregos no futuro.

A questão é: como conseguimos nos atualizar e também criar um sistema em que as crianças de hoje já saiam preparadas para esse futuro cenário?

O grande diferencial dos profissionais será sua capacidade de renovação: aceitar que o conhecimento de hoje não será o mesmo utilizado amanhã.

A colaboração estará cada vez mais presente nos ambientes de trabalho, especialmente no trabalho remoto. Você vai ter que superar sua inibição e aprender a trabalhar em equipe, a liderar grupos e a extrair o máximo de tudo isso!

Soft skills, aquelas que não podem ser ensinadas a robôs (ainda) como criatividade, inovação, liderança e curiosidade serão o grande destaque dos trabalhos do futuro, pois é a partir delas que conseguimos criar as soluções de que nosso mundo em transição vai precisar.

Hoje você pode se atualizar, buscar novos conhecimentos, explorar aqueles assuntos diferentes que você sempre quis conhecer.

Vá atrás das mudanças tecnológicas que vão acontecer na sua área de trabalho e se antecipe em dominá-las!

A criatividade e a capacidade de inovar está por trás de toda a tecnologia que hoje conhecemos. Pessoas que saibam mediar processos que gerem inovação serão muito procuradas, e isso você pode começar hoje a aprender.

Os Slashers já estão se preparando!

Uma parceria entre a PUCPR e o Grupo A, referência em tecnologia para a educação, resultou na Slash Education, que faz a curadoria, produção, entrega e acompanhamento de cursos para lifelong learners que buscam obter mais skills ou se aprimorar no que já dominam.

O projeto é gerenciado por uma equipe multitalentosa em áreas como design, cinema, filosofia, social media, marketing, economia e gestão – que utilizam metodologias ágeis para desenvolver cursos voltados para diferentes tópicos e momentos de vida.

O grande diferencial do projeto é a sua metodologia, que foi desenvolvida para entregar ao aluno uma intensa experiência de aprendizagem, em que são desenvolvidos diferentes tipos de habilidades.

Um conteúdo que aprende e melhora junto com você

Na Slash as aulas são construídas junto com os alunos, e são feitas correções de rota em tempo real a partir do feedback das turmas.

Desenvolva seus três tipos de skills

As aulas da Slash são desenhadas para desenvolver nos alunos três categorias de habilidades (skills) que são essenciais para formar os profissionais do futuro:

  • Hard skills, que são as capacidades técnicas necessárias para realizar uma tarefa dentro de uma profissão.
  • Soft skills: habilidades sociemocionais que determinam nosso comportamento e personalidade.
  • Superior skills: habilidades que conectam hard e soft com espiritualidade, inspiração e propósito.

Aulas produzidas com metodologias de gestão ágil

Os professores convidados para cocriar os cursos da Slash formam squads com os curadores e produtores de conteúdo, que juntos desenham experiências de aprendizado inesquecíveis.

Cursos baseados nas grandes tendências de cada área do mercado

O time de curadoria da Slash mantêm contato com players importantes das áreas do direito, marketing, tecnologia, empreendedorismo, cultura e muitas outras, identificando com eles os temas de maior impacto para os profissionais que desejam se atualizar e se aprimorar.

Foco na experiência do aluno, do começo ao fim

O time de encantamento da Slash trabalha em todas as etapas da jornada do aluno pelos cursos, em busca de feedbacks para construir experiências positivas e marcantes.

Cursos testados antes de serem lançados

A Slash gerencia uma comunidade de beta testers constituída por centenas de alunos que toparam o desafio de ajudar a construir os cursos. Os feedbacks são coletados regularmente e utilizados pelas equipes para modificar e melhorar o conteúdo e o formato de cada curso.

Professores com currículo diferenciado

Os profissionais convidados pela Slash para dar aula possuem um perfil heterogêneo, com uma característica em comum: buscam conhecimento além de suas áreas de atuação e com isso consegue conectar as coisas de forma única.

Nossos professores dominam seus conteúdos e são reconhecidos por suas realizações no mercado. Ao mesmo tempo são apoiados por uma metodologia de ensino e facilitação que garante sua didática.

Entre para a comunidade Slasher e seja também um lifelong learner

A Slash tem cursos de curta, média e longa duração; presenciais e online ou híbridos.

Os cursos são escolhidos dentro dos temas de grande impacto na atualidade e alinhados com as tendências para o futuro.

Descubra o melhor formato de curso para você:

  • Cursos que ajudam você nas transições da vida. Cada etapa da vida traz novos desafios, e para cada desafio a Slash preparou um curso para ajudar você nessa jornada, são os cursos “E agora?”.
  • Cursos específicos por área, produzidos em parceria com empresas, que exploram desafios específicos de cada mercado e ajudam você a ser um profissional atualizado.
  • Mensalidade para ser um Slasher com acesso a todos os cursos online, com descontos especiais nos cursos presenciais e híbridos.

Aproveite o desconto de lançamento, escolha o formato de curso para você e venha ser um Slasher!

Referências:

https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—dgreports/—cabinet/documents/publication/wcms_662410.pdf

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.