Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?

Soft Skills

Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em janeiro 16, 2020

O desenvolvimento de habilidades é uma preocupação constante de profissionais de diversas áreas. Muita energia é direcionada para ampliar conhecimentos técnicos e específicos de acordo com as posições ocupadas ou almejadas, mas algumas habilidades são fundamentais e buscadas amplamente no mercado de trabalho, independente do cargo ou área de atuação. E uma das skills mais valorizadas e requisitadas pelas empresas no mercado atual é a habilidade de conseguir resolver problemas complexos no dia a dia.

Quer entender melhor qual a importância da resolução de problemas complexos e como desenvolver essa aptidão? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos:

Por que o mercado valoriza a resolução de problemas complexos?

A habilidade chamada de “resolução de problemas complexos” vai muito além da decisão sobre empecilhos simples do dia a dia no trabalho. Ela envolve a capacidade de criar soluções fora dos métodos tradicionais e une processos bem definidos para a resolução de questões nem sempre tão bem determinadas. 

Essa é apontada também pelo Fórum Econômico Mundial como uma das habilidades do futuro, já que cada vez mais teremos que atuar dentro de um contexto de revolução tecnológica – que está em andamento. 

Resolver problemas de alta complexidade significa analisar as questões de forma clara e objetiva, como um diagnóstico, e conseguir se afastar para pensá-las racionalmente, ressignificando-as e apresentando novas perspectivas para solucioná-las de maneira criativa.

Profissionais com essa habilidade são extremamente valorizados, uma vez que demonstram uma combinação de criatividade, pensamento estratégico e segurança ao agir. É a união perfeita da inteligência emocional e cognitiva.

Quem apresenta a habilidade de resolução de problemas de alta complexidade mostra à empresa e aos superiores outras aptidões. Entre elas, destacamos:

  • Habilidade de identificar e se antecipar aos problemas;
  • Pensamento lógico e sequencial;
  • Uso da criatividade e, mais do que isso, da aplicação dessa habilidade de maneira organizada;
  • Tomada de decisão rápida, segura e efetiva;
  • Capacidade de conciliar pontos conflitantes.

Como desenvolver a habilidade de resolver problemas de alta complexidade?

Com a importância da resolução de problemas complexos aumentando no mercado de trabalho, desenvolvê-la é um passo importante para quem quer crescer no âmbito profissional.

Listamos aqui algumas dicas para começar a estimular esse tipo de pensamento:

  • Mantenha o hábito de aprendizado – não só de conhecimentos atrelados à sua função ou cargo, mas também em outras áreas de conhecimento;
  • Faça exercícios de pensamento lógico;
  • Inclua na sua rotina práticas que estimulem a criatividade;
  • Conviva com pessoas de diferentes culturas e experiências de vida;
  • Estude e pratique o uso de ferramentas que geram soluções, como Design Sprint.

Algumas empresas oferecem também treinamentos voltados para o desenvolvimento e treinamento dessa habilidade com aplicação prática aos problemas encontrados no mercado. Aqui mesmo, na slash, você pode encontrar alguns cursos voltados para o estímulo dessa prática tão importante. Você pode começar pelo Webinar sobre Inteligência Criativa para Resolução de Problemas, que tal?

E então, pronto para arregaçar as mangas e começar a resolver problemas de alta complexidade? Compartilhe o conteúdo com outros profissionais que podem gostar de entender a importância dessa habilidade do futuro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?”

Bruna Borba

Estou aprendendo que não somente a criatividade, como a habilidade de resolver problemas é muito importante para um crescimento profissional.