Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?

Soft Skills

Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?

Karin Braun
Escrito por Karin Braun em janeiro 16, 2020

O desenvolvimento de habilidades é uma preocupação constante de profissionais de diversas áreas. Muita energia é direcionada para ampliar conhecimentos técnicos e específicos de acordo com as posições ocupadas ou almejadas, mas algumas habilidades são fundamentais e buscadas amplamente no mercado de trabalho, independente do cargo ou área de atuação. E uma das skills mais valorizadas e requisitadas pelas empresas no mercado atual é a habilidade de conseguir resolver problemas complexos no dia a dia.

Quer entender melhor qual a importância da resolução de problemas complexos e como desenvolver essa aptidão? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos:

Por que o mercado valoriza a resolução de problemas complexos?

A habilidade chamada de “resolução de problemas complexos” vai muito além da decisão sobre empecilhos simples do dia a dia no trabalho. Ela envolve a capacidade de criar soluções fora dos métodos tradicionais e une processos bem definidos para a resolução de questões nem sempre tão bem determinadas. 

Essa é apontada também pelo Fórum Econômico Mundial como uma das habilidades do futuro, já que cada vez mais teremos que atuar dentro de um contexto de revolução tecnológica – que está em andamento. 

Resolver problemas de alta complexidade significa analisar as questões de forma clara e objetiva, como um diagnóstico, e conseguir se afastar para pensá-las racionalmente, ressignificando-as e apresentando novas perspectivas para solucioná-las de maneira criativa.

Profissionais com essa habilidade são extremamente valorizados, uma vez que demonstram uma combinação de criatividade, pensamento estratégico e segurança ao agir. É a união perfeita da inteligência emocional e cognitiva.

Quem apresenta a habilidade de resolução de problemas de alta complexidade mostra à empresa e aos superiores outras aptidões. Entre elas, destacamos:

  • Habilidade de identificar e se antecipar aos problemas;
  • Pensamento lógico e sequencial;
  • Uso da criatividade e, mais do que isso, da aplicação dessa habilidade de maneira organizada;
  • Tomada de decisão rápida, segura e efetiva;
  • Capacidade de conciliar pontos conflitantes.

Como desenvolver a habilidade de resolver problemas de alta complexidade?

Com a importância da resolução de problemas complexos aumentando no mercado de trabalho, desenvolvê-la é um passo importante para quem quer crescer no âmbito profissional.

Listamos aqui algumas dicas para começar a estimular esse tipo de pensamento:

  • Mantenha o hábito de aprendizado – não só de conhecimentos atrelados à sua função ou cargo, mas também em outras áreas de conhecimento;
  • Faça exercícios de pensamento lógico;
  • Inclua na sua rotina práticas que estimulem a criatividade;
  • Conviva com pessoas de diferentes culturas e experiências de vida;
  • Estude e pratique o uso de ferramentas que geram soluções, como Design Sprint.

Algumas empresas oferecem também treinamentos voltados para o desenvolvimento e treinamento dessa habilidade com aplicação prática aos problemas encontrados no mercado. Aqui mesmo, na slash, você pode encontrar alguns cursos voltados para o estímulo dessa prática tão importante. Você pode começar pelo Webinar sobre Inteligência Criativa para Resolução de Problemas, que tal?

E então, pronto para arregaçar as mangas e começar a resolver problemas de alta complexidade? Compartilhe o conteúdo com outros profissionais que podem gostar de entender a importância dessa habilidade do futuro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 Replies to “Resolução de Problemas Complexos: Qual a importância dessa habilidade?”

Bruna Borba

Estou aprendendo que não somente a criatividade, como a habilidade de resolver problemas é muito importante para um crescimento profissional.

Carlos André Corrêa da Silva

Excepcional!! A maturidade diante a resolução de problemas, usando propósitos bem instituídos: boas estratégias, serenidade, utilização de práticas diversas, criatividade e segurança, com certeza promovem um grau de respostas extremamentes eficientes na resolução de problemas!!

Iraci Sobral de Oliveira

Muito interessante e útil

cintia

Excelente conteúdo para o crescimento profissional.

kimie kano

Estou sem reação ! Vcs conseguiram colocar no papel a base do raciocinio de um ser humano produtivo!Parabéns a todos envolvidos!

Karoline

Com certeza vou colocar em prática os métodos para desenvolver a habilidade de resolver problemas, principalmente incluindo na minha rotina práticas para estimular a criatividade, que é algo que no momento tenho dificuldades

Sidney Duarte

Muito bom e interessante. Dicas para nos tirar da rotina,

Orlando Rodrigues Veiga Filho

Estou aprendendo bastante

Michelle

Obrigada Karin por compartilhar conosco esse conteúdo interessante e útil para crescimento pessoal e profissional.

Bruna

Estou aproveitando a oportunidade e fazendo o cursinho de vocês e compartilhei para algumas amigas sobre o blog e curso. Estou gostando do conteúdo; obrigada!

Regiane

muito rico o assunto e me desperta a vontade de aprender mais para poder solucionar problemas complexos

Geremais Alves

muito interessante, estou adiquirindo muito conhecimento
muito obrigado, de verdade

Wesley R. Morais

Uso da criatividade, pensamento lógico com sequenciamento com tomada de decisões rápidas e assertivas são sempre bem vindas e, não diferente, refletem profissionais procurados no mercado!

Mônica Farias

Conteúdo muito bom… aborda a necessidade de estarmos buscando desenvolvimento constante para que possamos ter novas ideias…pensar de forma diferente e inovar.

Izabel Tereza

Muito bom esse estudo, é interessante a abordagem de como deve ser o comportamento para uma negociação e resolução de problemas principalmente os mais complexos. Obrigado