Slash carreer: a multiplicidade de profissões e estilos de vida

Carreira e criatividade

Slash carreer: a multiplicidade de profissões e estilos de vida

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em março 20, 2020
5 min de leitura

Os círculos sociais ainda estão carregados de uma cultura que preserva a estabilidade. Não que isso seja algo ruim, mas a estagnação muitas vezes pode interromper o crescimento exponencial de excelentes profissionais. E é justamente disso que um novo perfil de trabalhadores está fugindo.  

Palavras como cargo, profissão, rotina e padrão estão cada vez mais distantes dessa galera que gosta de aproveitar oportunidades e atuar em diferentes frentes de trabalho.  

E na publicação de hoje, eu quero falar um pouquinho mais sobre essa comunidade, conhecida como slash generation ou slash carreers.  

O QUE É SLASH E POR QUE O TERMO ESTÁ SE POPULARIZANDO TANTO? 

O termo Slash Generation foi apresentado pela americana Marci Alboher, em sua publicação “A person/multiple careers: a new model for work/life successs” (“Uma pessoa/múltiplas carreiras: um novo modelo para sucesso no trabalho/vida”). 

O livro de Alboher foi lançado em 2007 e desde então é possível observar uma grande tendência global de flexibilização do mercado, abrindo portas para profissionais em suas carreiras múltiplas 

No inglês a palavra slash representa a “barra”, que pode ser vista no separador de endereços de sites, datas e mais. Contudo, aqui ele vai muito além, apresentando a soma de habilidades técnicas e comportamentais de cada indivíduo. 

Aqui na Slash Education, por exemplo, time e professores se apresentam em slashes e não mais com um título.  

Olha só o exemplo da Ariane, professora do nosso curso de criatividade e resolução de problemas:  

Ariane Cereda 

Creative planner / empreendedora / resolvedora de problemas na Ar.Co. MKT / content designer / professora na slash/Education / professora de Branding e Direito na FAE Law Experience / marketeira / comunicadora / viajante / aprendiz / tutora da Francisca (@podechamardechica) 

Viu só? Ser Slash é somar novos aprendizados ao seu “currículo”. E é justamente sobre isso que nós tanto falamos por aqui, sobre ser isso e aquilo, e não isso OU aquilo.  

AS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL SLASH 

A geração que adota o formato de slash carreer vive em um momento em que não há mais tanto apego às empresas. Isso porque o profissional é muito mais motivado por desafios e realizações do que por status ou organizações.  

O profissional múltiplo é algo com que o mercado ainda está aprendendo a lidar. Em uma matéria publicada na Revista Você S/A, o fenômeno é conhecido como “portfolio carreer. E nesse portfólio de carreira, o profissional vai muito além de viver de “bicos” como normalmente se diz. Existe um real propósito motivacional por trás de tudo.  

Com isso, é possível destacar algumas características dessa galera, olha só: 

  • Buscam satisfação pessoal
  • Não curtem muito a rotina  
  • Possuem coragem para enfrentar o novo  
  • São pessoas curiosas  
  • São organizados para gerenciar múltiplos projetos  
  • Flexibilidade para permear por diferentes funções  
  • Olhar para inovação  
  • Agilidade na transformação de carreira 

Aqui, o autoconhecimento é fator fundamental de sucesso pessoal. É conhecendo a si mesmo que você identifica pontos de melhorias e consegue estabelecer objetivos e prioridades para o seu momento de vida.  

Quer uma ajudinha nesse processo?  

👉 FERRAMENTA GRUITA DE AUTOCONHECIMENTO  👈
4 PERGUNTAS SIMPLES PARA UMA ANÁLISE RELEVANTE DE SI MESMO  
 

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PREFERIDAS DE QUEM VIVE A SLASH CARREER 

Pode ser um pouco precipitado apontar essa ou aquela linha de trabalho de quem decide viver com múltiplas carreiras. Afinal, é comum que as pessoas decidam se aventurar simultaneamente em mais de uma área. Entretanto, alguns campos de atuação permitem transitar com maior facilidades por diferentes funções: 

  • desenvolvimento web
  • redação e revisão de texto 
  • fotografia e edição de vídeos 
  • aulas gerais de idiomas 
  • design e criatividade 
  • gestão e consultoria de projetos 
  • marketing digital 
  • gestão de redes sociais 
  • tecnologia e programação 

E muito mais.  

COMO DESENVOLVER E ADMINISTRAR HABILIDADES DA SLASH GENERATION 

Habilidades comportamentais guiam os profissionais para uma carreira de sucesso, aliado ao domínio de tecnologias e capacidades de adaptação. Em um mercado cada vez mais flexível, se destaca quem vai além das competências técnicas.  

Essas habilidades interpessoais são conhecidas como soft skills, ou seja, aptidões que compreendem também aspectos da personalidade e emoção.  

As soft skills são diretamente conectadas com a sua forma de lidar com pessoas, problemas, e buscar soluções que fogem ao comum, seja no âmbito profissional ou pessoal.  

Muita gente pensa que habilidades comportamentais são um dom, mas a verdade é que assim como habilidades técnicas elas também podem ser desenvolvidas e treinadas.  

A criatividade, por exemplo, entre outras coisas, é uma questão de hábito! E nós preparamos um material bem legal sobre isso, dá uma olhadinha:  

👉 Tracker de Hábitos para desenvolver a Criatividade  👈
5 dias de hábitos que estimulam a criatividade para desenvolver essa soft skill o quanto antes e se destacar no mercado. 

Além da criatividade, outros exemplos de soft skills ideais para quem almeja o estilo de vida slash carreer são: 

• flexibilidade 

• criatividade 

• resolução de problemas complexos 

• pensamento crítico 

• gestão de pessoas 

• negociação e persuasão 

• inteligência emocional 

Todas essas habilidades constroem o que chamamos de profissional do futuro. E você pode conferir mais sobre o assunto clicando aqui

Gostou das nossas dicas sobre slash carreer? Fique à vontade para incluir mais sugestões, é só comentar abaixo.  

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.