6 soft skills ideais para profissionais de marketing

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6 soft skills ideais para profissionais de marketing

admslash
Escrito por admslash em março 23, 2020

Para se tornar um especialista em marketing digital, você precisa desenvolver variadas habilidades, desde a capacidade de usar ferramentas da internet até escrever ou criar conteúdo em diferentes formato, desde a otimização de sites SEO ao marketing de rede social.

Também devemos saber que as regras do marketing digital não são encontradas em um manual e não podem ser aprendidas simplesmente estudando alguns livros, pois exigem prática e atualização constantes. 

As ações são planejadas sob medida para cada caso e para cada empresa, construídas com base em tendências digitais e experiências online, mas também em relação às personas do comprador e ao funil de cada projeto.

Em suma, muito se aprende em campo com a experiência, mas também é necessário se desenvolver com outros especialistas e colegas, bem como com treinamento e atualização contínua.

O que são Soft Skills?

As soft skills incluem todas as habilidades sociais, comportamentais e relacionais, integradas na definição de um perfil profissional.

Alguns exemplo de soft skills são as habilidades relacionais e de comunicação, flexibilidade, autonomia, resolução de problemas, proatividade e inteligência emocional.

Confira agora 6 soft skills ideais para profissionais de marketing!

6 soft skills ideais para profissionais de marketing

1. Criatividade

A criatividade pode ser uma qualidade muito apreciada no profissional de marketing, pois é a base para a inovação.

Em uma empresa de marketing, o profissional da área deve ser capaz de se reinventar  constantemente, e propor soluções inovadoras para os problemas da empresa, e é por esse motivo que um funcionário criativo pode ser um grande investimento.

A criatividade consiste em explorar novas possibilidades e metodologias ao propor soluções não convencionais para problemas ou para implementar novos projetos na empresa.

2. Trabalho em equipe

A capacidade de trabalhar em equipe está ligada às habilidades relacionais de uma pessoa e é muito importante, especialmente porque nas empresas de marketing geralmente é necessário que haja proximidade de setores e relacionamento com outros colegas. 

Trabalhar em grupo, de fato, permite compartilhar os recursos do indivíduo, amplificando e aprimorando-os.

Além disso, ter boas habilidades interpessoais também permite criar um bom relacionamento com os clientes e coordenar-se com os outros, tornando o ambiente de trabalho saudável e livre de tensões.

Ser capaz de trabalhar em equipe significa:

  • Estar disponível para trabalhar e colaborar com outras pessoas
  • Realizar suas atividades com atenção à construção de relacionamentos positivos e produtivos
  • Ter um espírito colaborativo também significa ter uma certa sensibilidade e intuição
  • Saber ouvir e entender as necessidades dos membros da equipe para alcançar um objetivo comum

3. Proatividade

Tomar iniciativas em maior medida do que o exigido pelas tarefas e atividades padrão que nos são confiadas é certamente uma grande vantagem. O pró-ativo não passa passivamente pela iniciativa de outros e, acima de tudo, não espera que outros decidam ou diante dele.

Ser proativo permite que você responda conscientemente a todos os eventos que acontecem, principalmente se forem repentinos. Envolve examinar todas as alternativas possíveis de ação e resolução, as conseqüências do sucesso e do fracasso, escolhendo a que parece oferecer as maiores vantagens e oportunidades.

4. Inteligência emocional

Ser capaz de reconhecer, entender e gerenciar conscientemente as próprias emoções e as dos outros é um fator fundamental para quem precisa trabalhar em equipe. Essa capacidade nos permite alcançar mais facilmente nossos objetivos, entender os sentimentos dos outros e saber como controlar o humor.

A empatia com colegas e clientes não será uma habilidade acessória, pelo contrário, será fundamental para quem trabalha com marketing digital. Além disso, não é somente na equipe interna que a inteligência emocional se torna uma grande aliada. Manter um bom padrão de IE é fundamental quando o foco é o sucesso do cliente, uma vez que sua equipe passará a pensar em soluções voltada para melhorar a experiência dele.

5. Comunicação

Ter excelentes habilidades de comunicação é essencial para poder transmitir e compartilhar informações claramente, para poder ouvir e cocriar com outras pessoas de forma construtiva.

O bom comunicador é quem sabe gerenciar os diferentes aspectos da comunicação: gestos, tom de voz, clareza, empatia.

6. Liderança

O líder é aquele que tem a capacidade inata de orientar, motivar e levar seus colaboradores a atingir as metas estabelecidas, criando um espírito de consenso e confiança. Um profissional de marketing se torna um líder quando consegue se colocar no mesmo nível que seus colaboradores, fazendo-o revelar todo o potencial, visando o crescimento das pessoas, orientando com clareza e inspirando sua equipe.

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