5 situações em que as soft skills são fundamentais na vida profissional

Carreira

5 situações em que as soft skills são fundamentais na vida profissional

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em junho 2, 2020
4 min de leitura

O assunto soft skills nunca esteve tão em alta, onde cada vez mais pessoas demonstram interesse pelas habilidades comportamentais que formarão os profissionais do futuro. Em uma rápida busca pelo Google Trends é possível observar um crescimento de mais de 250% nas buscas por “soft skills e hard skills” 

Isso é reflexo de um mercado cada vez mais exigente e organizações que estão valorizando muito mais as soft skills do que as habilidades técnicas. Em um estudo conjunto entre a consultoria Capgemini e o LinkedIn, foi observado que quase 60% das empresas precisam de profissionais com qualidades comportamentais, enquanto apenas 51% sofrem com carência de hard skills.  

Mas diante desse cenário, como as soft skills podem ser úteis na vida profissional? Nosso conteúdo de hoje traz o olhar voltado a parte prática da demonstração de soft skills junto às empresas. Vamos lá? 

QUANDO A SOFT SKILL SE FAZ NECESSÁRIA NA VIDA PROFISSIONAL 

Na entrevista de emprego  

Não poderíamos deixar de iniciar as dicas justamente pelo ponto de partida do seu contato com a empresa pretendida. A entrevista de emprego é onde suas soft skills serão avaliadas de uma maneira mais explícita.  

Mas não pense que o entrevistador perguntará de forma óbvia “quais são suas habilidades comportamentais?”. Esse questionamento vem por meio de questões subtendidas, em que o recrutador utilizará de exemplos do dia a dia para analisar como você se comporta diante de alguma situação. Por isso, é comum observarmos questões do tipo:  

  • Como você lida com divergência de pensamentos no grupo de trabalho? 
  • O que você faz quando não concorda com a postura de um líder? 
  • Quais são seus pontos fortes? 
  • Como você lidou com situação x? 
  • Fale sobre uma situação de conflito que precisou da sua atitude  

Entre outras.  

São nessas ocasiões em que o entrevistador observará entrelinhas as suas respostas e poderá ter uma noção do seu grau de inteligência emocional, liderança, criatividade e mais.   

No momento do feedback  

Organizações que estão atentas ao desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador sempre buscam manter uma cultura de feedback. E nesse momento você, seja como líder ou liderado, irá lidar com diferentes opiniões, pontos de vista, comentários e precisará ouvir ou ceder as famosas criticas construtivas.  

A habilidade de comunicação, por exemplo, é uma skill fundamental para líderes com a missão de oferecer feedbacks, afinal, é preciso transmitir com clareza (e empatia) a mensagem ao liderado, fazendo-o enxergar oportunidades de desenvolvimento e pontos de melhoria.  

Como liderado, a inteligência emocional é indispensável para aceitar os apontamentos e reconhecer onde há falhas, quando for o caso. O pensamento crítico é outro ponto interessante para desenvolver em uma cultura de feedback, avaliando as possibilidades quanto a sua adequação para resolver problemas.  

Na busca por uma promoção ou novo cargos 

Temos aqui, talvez uma das situações onde mais soft skills podem ser exigidas do profissional que deseja voar mais alto. Em ocasiões como essas, principalmente, as hard skills ficam em segundo plano, uma vez que para liderar é preciso ter habilidades comportamentais bem desenvolvidas para gerir pessoas. 

Portanto, se você pensa em batalhar por uma posição de destaque na empresa onde atua, tenha em mente que é preciso desenvolver skills que te permitam ocupar um cargo que exige muito mais das nossas competências interpessoais.  

As principais skills para cargos de alto nível são:  

  • Liderança  
  • Gestão de pessoas  
  • Orientação para servir  
  • Coordenação  
  • Flexibilidade cognitiva  

São habilidades que farão parte da sua rotina como líder, em situações do dia a dia que exigem também muita inteligência emocional para lidar tomar boas decisões e as adversidades no convívio da equipe.  

Um estudo da Universidade de Harvard constatou que o estilo de liderança adotado pelos gestores é responsável por até 30% do lucro de um negócio. Ou seja, é muita responsabilidade em jogo.  

Leia também: o papel da liderança na gestão de pessoas: que tipo de líder é você? 

Na rotina com os líderes e colegas  

Ainda que você tenha conquistado uma boa postura moral/intelectual diante dos desafios do trabalho, nem sempre é fácil aceitar determinadas situações, comentários e afins. Em um grupo de trabalho é preciso lidar com diferentes perfis, formas de expressão e pensamentos diversos.  

Mas, ao invés de analisarmos o fato como um problema, é possível enxergar esses momentos como oportunidades para desenvolver ainda mais as nossas soft skills, principalmente as que dizem respeito ao comportamento de si mesmo e também a análise de compreensão dos sentimentos dos outros, criando assim um ambiente favorável em todos os sentidos.  

Uma das soft skills mais exigidas nesse momento, além da inteligência emocional, é a negociação e persuasão. Com isso, você será capaz de encontrar acordos benéficos à ambas as partes, mesmo em momentos de discordância. Alie essas duas skills à habilidade de resolução de problemas complexos e você terá um ambiente saudável, em todos os sentidos.  

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One Reply to “5 situações em que as soft skills são fundamentais na vida profissional”

Luanda

Excelente, excelente trabalho esse de vocês, estou muito feliz com a oportunidade de encontrar essa plataforma educativa de extrema qualidade e à lendo sendo ofertada gratuitamente.
Parabéns e obrigada por disponibilizar um trabalho tão bem feito.