7 TED Talks sobre educação para inspirar e transformar

Lifelong Learning

7 TED Talks sobre educação para inspirar e transformar

João Jovanaci
Escrito por João Jovanaci em abril 26, 2021
40 min de leitura

A série de palestras TED Talks pode não ser novidade pra você, né? Ano após ano novos temas e convidados são apresentados nos eventos sobre tecnologia, entretenimento e design. E cada vez mais os conteúdos online são compartilhados como fonte de inspiração, afinal, todo mundo quer saber como as grandes mentes estão agindo e pensando. 

Aqui mesmo no blog da slash nós já apresentamos 5 conteúdos para estimular a criatividade com Netflix e TED Talks. Mas nem só desses temas se limitam as palestras que reúnem os líderes da indústria. 

Os TED Talks sobre educação, por exemplo, tem conquistado cada vez mais espaço num esforço para apresentar aos educadores uma nova forma de atuar, se livrando das amarras do ensino tradicional. 

Por isso, nossa publicação de hoje reúne algumas grandes apresentações de palestras sobre educação no TED, seguindo o lema da organização com “ideias que merecem ser disseminadas”. 

Vamos lá? 

TED Talks sobre educação que você precisa conhecer

Como escapar do vale da morte da educação

Nosso primeiro TED sobre educação traz a incrível palestra do escritor e consultor em educação, Sir Ken Robinson. 

Em sua apresentação, Robinson descreve três princípios fundamentais para o florescimento da mente humana e como a cultura da educação atual trabalha contra eles. Interessante, né? 

Em uma palestra repleta de reflexões e ao mesmo tempo um tanto quanto engraçada, o palestrante nos diz como sair do “vale da morte” educacional que enfrentamos agora e como alimentar as gerações mais novas com outras possibilidades.

A palestra já teve mais de 10 milhões de visualizações no site do TED. Então dê o play e confira: 

Toda criança precisa de um campeão

Rita Pierson foi professora por mais de 40 anos e lecionou para o ensino fundamental, médio e especial. Nessa palestra super inspiradora, Rita fala sobre certa vez ouviu um colega dizer: “Eles não me pagam para gostar das crianças”. 

A resposta dela: “As crianças não aprendem com pessoas de quem não gostam”. Dê o play e confira um apelo estimulante aos educadores para que acreditem em seus alunos e se conectem com eles em um nível real, humano e pessoal.

Os professores precisam de feedback real

Será que o bilionário da tecnologia Bill Gates também pode contribuir com suas palavras em um TED Talks sobre educação? Nós provamos que sim! Gates fala sobre a necessidade que todos temos de feedbacks, afinal, essa é uma das melhores maneiras de evoluirmos. 

Entretanto, existe um grupo de pessoas que não recebem quase nenhum feedback, mesmo tendo um dos empregos mais importantes do mundo: os professores.

Na sua apresentação de pouco menos de 10 minutos, Bill Gates sugere que mesmo grandes professores podem ficar melhores com feedbacks inteligentes – e traça um programa para levá-lo a todas as salas de aula.

Ensine os professores a criar magia

Será que é possível aproveitar a cultura de outras áreas para estimular a educação? Christopher Emdin fala justamente sobre isso em sua palestra sobre educação no TED.

De acordo com o professor, shows de rap, brincadeiras de barbearia e serviços dominicais têm grande potencial para cativar e ensinar os alunos. Chris Emdin acredita que os melhores professores podem ser encontrados nos lugares mais improváveis ​​- e que a teoria da educação tradicional está falhando com nossos alunos.

Foi por isso que ele fundou o Science Genius BATTLES, que leva as técnicas de auto expressão e engajamento usadas no hip-hop para a sala de aula.

Seu cérebro em videogames

Daphne Bavelier é uma pesquisadora cognitiva e nessa palestra no TED Talks ela nos convida a entender como os videogames afetam o cérebro. 

Para a pesquisadora, os videogames, mesmo os jogos de tiro cheios de ação, podem nos ajudar a aprender, focar e, fascinantemente, realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Curioso, né? 

E em um mundo cada vez mais online, conectado e digital, pode ser útil conhecer os detalhes do processo de aprendizado em aparelhos como o videogame, principalmente no ensino de jovens. 

A aula de matemática precisa de uma reforma

Dan Meyer é um educador que explora a maneira como os professores são ensinados a ensinar crianças. Diante desse cenário, ele traz uma  abordagem curiosa para uma das matérias que os jovens menos gostam, a matemática. 

Para o educador, o currículo de matemática apresentado hoje está roubando das crianças uma habilidade mais importante do que resolver problemas: formulá-los.

Por isso, nessa palestra, Meyer exibe exercícios de matemática testados em sala de aula que levam os alunos a parar e pensar.

Garra: o poder do entusiasmo e da perseverança

A psicóloga e educadora Angela Lee Duckworth apresentou uma das palestras sobre educação no TED Talks de maior sucesso. Já são mais de 23 milhões de acessos.

Em sua fala, a educadora fala sobre como a garra e determinação são elementos muito mais importantes para medir o possível sucesso de alguém ou de um aluno na escola. 

A determinação é mesmo mais importante do que inteligência emocional e o quociente de inteligência. 

A garra e determinação permitem que o aluno persevere por um período maior de tempo, mantendo o foco no seu objetivo futuro, mesmo quando fracassam, por entender que falhar não é uma situação permanente. 

Ficou curioso e quer acompanhar mais conteúdos sobre educação no TED? A organização tem um site específico para educar, chamado de TED Ed. Por lá é possível descobrir, criar e apoiar educadores e organizações educativas. 

A plataforma também apresenta conteúdo focado e dividido para ensino aos alunos, educadores e pais. 

E aí, gostou da nossa lista de TED Talks sobre educação? Esperamos que sim. Há muito conteúdo bom a ser compartilhado. 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, notícias e curiosidades do universo  educacional. Até a próxima 🙂 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.